Sinmed RN entrevista o candidato a prefeito kelps Lima

13/09/2016

Sinmed RN entrevista o candidato a prefeito kelps Lima

13/09/2016

Nascido no bairro do Alecrim em Natal, o deputado estadual Kelps Lima, 44 anos, é o candidato a prefeito de Natal escolhido pelo partido Solidariedade, do qual é presidente e fundador. Oriundo de família humilde, Kelps é formado em direito pela UFRN, com pós-graduação.  Atualmente é mestrando em politicas públicas e destaca a mudança da vida em virtude da educação.

Com o apoio da companheira de chapa, a ex-atleta natalense Magnólia Figueiredo, 53 anos, formada em educação física, com duas graduações em gestão pública e atualmente servidora pública municipal e estadual, formam a opção apresentada pelo Solidariedade para disputar o pleito municipal.

Kelps se apresenta como um “natalense típico”, fazendo política independente, longe dos atuais grupos políticos. “Sou deputado estadual no segundo mandato, quarto mais votado do Rio Grande do Norte nas últimas eleições com quase 60 mil votos, mesmo sem ter aderido a nenhum governo, sem contar com nenhum tipo de uso da ‘máquina pública’. Nunca indiquei cargos na Prefeitura, nem Governo do Estado, ou Governo Federal”, afirma.

HISTÓRICO

Kelps começou na vida pública em 2009 como secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura do Natal e Secretário Extraordinário no município de São Gonçalo do Amarante.

Em 2012 assumiu o mandato de Deputado Estadual para o qual tinha anteriormente se classificado como suplente, com pouco menos de 30 mil votos. Em 2014, foi reeleito para ocupar novamente uma cadeira no Legislativo Estadual.

“Estou na Assembleia há três anos e meio, já sou o candidato que mais aprovou projetos de emendas na constituição na história do RN. Aprovamos emendas constitucionais importantes no sentido de modernizar a gestão pública, acabar com marca e slogan de governo, Residência Oficial do Governador, disciplinar o uso da verba publicitária e projetos no intuito de regulamentar a escolha de cargos comissionados, segundo critério técnico, tendo que o escolhido possuir ficha limpa e pelo menos 50% deles funcionários de carreira” explica.

Ainda segundo Kelps Lima, todos os seus projetos atuam de forma contundente visando modernizar e moralizar a “máquina pública” e não causar nenhum prejuízo aos cofres estaduais.

 

PROJETOS

Kelps destaca como um dos principais pontos de sua campanha rumo à Prefeitura do Natal o fato de apresentar previamente não só seus projetos de governo, mas também um projeto de gestão, onde toda a equipe de secretariado é apresentada antes da eleição.

“Precisamos alterar o modelo de gestão municipal, Natal tem um dos piores índices de educação do Brasil. A saúde de Natal não é referência nem no RN, nos temos a 14ª cidade mais violenta do mundo, a segunda mais violenta do Brasil. Natal é a capital com maior comprometimento de receita corrente líquida com o servidor. Isso tudo comprova que no sentido de gestão, a cidade atualmente é um fracasso. Nós propomos um novo modelo, mais moderno, com uso de indicadores desempenho, metas, valorizando os servidores e trazendo-os para ‘dentro da gestão’ para que se sintam ‘parte da gestão’, que participem das decisões, fazendo assim, um trabalho com transparência. Natal no ranking de transparência, também é uma das piores do Brasil”, afirma.

Para o candidato, um dos maiores erros das campanhas atuais são as “promessas mirabolantes”, o que afirma que não irá fazer, ao contrário reconhece o valor da realização das obras, porém foca suas propostas na recuperação das estruturas que já existem e em coloca-las para funcionar de forma adequada.

“O eleitor sempre se deixa seduzir por isso e abre uma janela muito perigosa para candidatos que não tem projetos consistentes, nos não vamos fazer isso, queremos apresentar de fato um novo modelo. Um que seja compatível com a história de vida da gente, com o modelo de campanha eleitoral que estamos fazendo, que seja inovador na história do RN. Com a qualificação técnica que nos temos, não vamos cair no erro das campanhas eleitorais de prometerem obras milagreiras”, pondera.

Assessoria Sinmed RN – Quais as suas propostas para a saúde?

Kelps Lima – A gente precisa, na área da saúde, ter dois eixos muito fortes. Em primeiro lugar, promover a profissionalização da Gestão, a prefeitura atualmente compra, armazena e distribui mal os seus insumos, gerando um enorme desperdício e fazendo com que as contas fiquem maiores e piores do que deveriam ser. O investimento em saúde tem de ser alto. Assim como vem sendo feito se torna mais caro todo dia, então, como já é caro, você não pode ter espaço para desperdício. Precisamos de postos e unidades de saúde modernas, onde o desperdício não entre.

Precisamos também, de uma boa política de recursos humanos, valorizando o servidor e fazendo com que ele “compre” a ideia de render mais pelo cidadão e se sinta recompensado pela Prefeitura, em especial do ponto de vista salarial, por esse esforço, dedicação e comprometimento com a gestão.

Assessoria Sinmed RN – Para que o funcionário possa “render mais”, como você colocou, é necessário melhorar as condições de trabalho atuais nas unidades de saúde. De que forma isso é possível?

Kelps Lima – Reestruturando os ambientes de trabalho. E isso só pode ser feito por meio de uma gestão integrada e entendendo a Prefeitura como um todo, não há milagre para colocar dinheiro, única e exclusivamente para obras, isso precisa ser resultado de uma nova dinâmica na Prefeitura, que possibilite a economia de recursos, para que estes sejam aplicados da forma correta.

Não há como ter um servidor “rendendo”, se ele não se sente seguro, nem confortável na unidade onde trabalha. Precisamos dar segurança para servidor para que ele não tenha medo de ser assaltado, nem agredido, e isso na área de saúde é muito corriqueiro. O servidor também não pode estar em um ambiente insalubre ou com baixo nível de conforto.

Queremos investir nisso para que o servidor possa produzir o resultado que a sociedade, que paga impostos, espera que ele produza.

Assessoria Sinmed RN – Como você avalia a privatização no Sistema Único de Saúde?

Kelps Lima – Eu não acho que é um bom caminho, se não tiver critério. Não temos preconceito com a iniciativa privada. Não vamos construir uma boa cidade tendo uma visão preconceituosa com a iniciativa privada, o que tem de ser feito é a escolha de parcerias corretas, e essas parcerias devem ser apresentadas de forma transparente para a população, mostrando qual o custo e qual resultado.

 

Assessoria Sinmed RN – Atualmente existe um Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), aprovado pela Câmara Municipal e sancionado, por tanto já vigente, porém que ainda não foi efetivamente implementado. Na sua gestão haverá o compromisso de implementação deste PCCV  para os médicos?

Kelps Lima – Precisamos valorizar a carreira médica, é uma das carreias mais importantes no serviço público brasileiro, mas isso tem que acontecer com transparência. Precisamos analisar os números e sentar com os médicos de forma transparente para construirmos juntos essa solução.

A Prefeitura não é transparente quanto às finanças e eu não posso cometer irresponsabilidades de prometer ações que proporcionam aumento de custos para a prefeitura sem antes ter acesso pleno aos dados.

Do ponto de vista do reconhecimento, ele existe assim como o desejo de fazer e o desejo de fazer junto, com transparência, sentando com os médicos. Se a prefeitura remunera bem os médicos, eles estão satisfeitos, o município tem um ganho brutal na área de saúde e é isso que vamos buscar construir juntos com a categoria.

Assessoria Sinmed RN – Fora as ações já apresentadas e os temas tratados. Quais outras áreas terão prioridade na sua gestão?

Kelps Lima – Segurança Pública é hoje um gravíssimo problema na gestão da cidade, tão grande o quanto ou maior que as questões da saúde. Natal se tornou uma das cidades mais violentas do mundo. O que precisa ser feito em um curto prazo é integrar as ações da Prefeitura com o Governo do Estado. A atual gestão boicota o Governo, devido a interesses eleitoreiros em 2018. Nós vamos integrar essas ações, a Prefeitura vai ser parceira do Governo no combate a criminalidade, nas ações da Guarda Municipal com as demais forças policiais.

A violência não começa na hora que ocorre o crime. Não há um bairro em nenhuma cidade do mundo que tenha um posto de saúde bom, uma escola boa, uma boa praça com parque esportivo, bem iluminada e com transporte de qualidade, que tenha alto índice de violência. Onde a Prefeitura se faz presente, a violência é pouca. Vamos estar presentes em todas as áreas da cidade, não só em algumas.

Assessoria Sinmed RN – Quais as suas considerações finais:

A eleição deste ano vai eleger um prefeito, num momento muito crítico da economia brasileira e da economia de Natal, construir uma candidatura dá trabalho, você tem de preencher uma série de requisitos, mas muito mais trabalho dá construir uma gestão. Nós tentamos preencher todos os requisitos para gerir Natal, pessoas qualificadas, (eu e Magnólia), técnicas na área de gestão, com experiência administrativa, montamos um secretariado e anunciamos antes e preparamos uma proposta de governo compatível com o orçamento municipal.

Queremos apresentar um projeto interior para a cidade, somos natalenses típicos e vencedores, que não fazem parte da “lógica politica tradicional do estado”, e apresentamos um projeto que esperamos ser exitoso, um projeto moderno, qualificado e com experiência. 

whatsapp button