Sinmed RN entrevista a candidata a prefeita Márcia Maia

15/09/2016

Sinmed RN entrevista a candidata a prefeita Márcia Maia

15/09/2016

Candidata pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), a deputada estadual Márcia Maia, 51 anos, sempre militou em defesa das causas sociais e das mulheres. É formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e filha da ex-governadora Wilma Maia com o também ex-governador, Lavoisier Maia.

Junto ao advogado Luiz Gomes, formam chapa na disputa pela Prefeitura do Natal. Formado em direito pela UFRN e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino (UMSA) em Buenos Aires na Argentina, Luiz Gomes é também o presidente estadual do Partido Ecológico Nacional (PEN RN).

Márcia revela ter uma paixão pelas politicas sociais direcionando seu trabalho para está área de atuação. “Sempre fiz militância, sou uma apaixonada pelas políticas sociais, pois acredito que através dela nós somos capazes de transformar a realidade e a qualidade de vida das pessoas”, revelou.

HISTÓRICO

Começou seu trabalho antes de entrar na UFRN, como monitora de um Núcleo de Ação Preventiva em Mãe Luiza. Após a formação acadêmica, trabalhou em uma Organização Não Governamental (ONG) em Natal desenvolvendo ações direcionadas as comunidades vulneráveis da cidade, em combate a desnutrição infantil. “Trabalhávamos com uma experiência de alimentação alternativa, junto a técnicos nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, fazendo intervenções, não só no sentido de combater a desnutrição, mas fomentar a organização da comunidade, com associação de moradores e conselhos comunitários”, explica.

Deputada estadual em seu quinto mandato, Márcia foi a primeira mulher a ocupar a presidência da Assembleia Legislativa do RN, eleita pela primeira vez como deputada em 1998. Foi também secretária de Politicas de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Natal.

“Sempre pautei meu mandato na defesa das causas sociais, em defesa da mulher, com trabalhos muito fortes em relação ao empoderamento das mulheres, no combate a violência doméstica domiciliar, em defesa da criança e do adolescente. Hoje sou presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente”, frisou.

PROJETOS

Assessoria Sinmed RN – Quais as suas propostas para a saúde?

Márcia Maia – Defendemos como prioridade para projeto de governo a saúde. Eu tenho ido pessoalmente as unidade de saúde do município e tenho conversado com servidores, médicos, pediatras e principalmente com a população usuária do serviço.

O prefeito prometeu que iria fazer a cobertura total do Programa Saúde da Família (PSF). Hoje, segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura é de cerca de 45%. Além disso, não podemos conceber que exista um PSF sem pediatra, e essa é nossa proposta. Ampliar o atendimento e incluir um pediatra nas equipes de atendimento do programa. Temos que tratar a raiz do problema. O pediatra pode atender a criança com ações preventivas para evitar que programas de simples solução evoluam para um diagnostico mais grave.

Outra proposta é universalizar o atendimento e informatizar a marcação. Não tem sentido as pessoas chegarem às 3h da madrugada, às vezes até com colchão para passar a noite na fila e tentar conseguir uma ficha às 7h. Arriscando a vida, com essa violência que está tomando conta da cidade, e por vezes até mesmo não conseguindo uma ficha para atendimento.

Vamos humanizar o atendimento nos postos de saúde, informatizando o processo de marcação, para reduzir o sofrimento dessas pessoas que já estão fragilizadas pelo fato de estarem doentes.

Temos a proposta também de implementação de um Centro Cardiológico próprio do munícipio. Sabemos que é uma das patologias que mais mata e as pessoas atualmente têm dificuldade de marcar exames como teste ergométrico, eco cardiograma, exames simples, mas que poderiam salvar a vida daquele paciente.

Uma outra proposta é trabalhar a saúde preventiva também nas escolas, porque hoje há um percentual de crianças que deixam as escolas, ou repetem de ano devido a deficiência visual e auditiva, quadros que se tratados, podem ser corrigidos.

Assessoria Sinmed RN – Como você avalia a privatização no Sistema Único de Saúde?

Marcia Maia – Em primeiro lugar, assumindo a Prefeitura de Natal, temos que abrir o diálogo com os profissionais e com os sindicatos. Hoje a gestão se isola e não mantém este diálogo com os servidores, sindicatos e com a população, o que é necessário para poder ter um diagnóstico.

A princípio, acho que o serviço público tem que ter qualidade, não tenho nada contra a privatização, mas temos que fortalecer o serviço público municipal. Não sou contra as parcerias publico-privadas. Inclusive, em muitos aspectos, o nosso plano de governo propõe essas parcerias público-privadas.

Assessoria Sinmed RN – Atualmente existe um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) que ainda não foi efetivamente implementado no município. Na sua gestão haverá o compromisso de implementação deste PCCV para os médicos?

Marcia Maia – Em conversa com a presidente da Sociedade de Pediatria, foi revelado que um dos motivos que tem afastado os médicos do município é a não implementação do Plano de Cargos. Precisamos ampliar o quadro de médicos da Prefeitura Municipal para que possamos ter um melhor atendimento das demandas existentes nos Postos de Saúde.

O Plano precisa ser implementado, mas pra isso precisamos reduzir os desperdícios de recursos públicos e aumentar o investimento em saúde, fazer uma gestão moderna e eficiente, com foco nos resultados. Vamos realizar um diagnóstico da situação financeira da saúde e buscar os recursos necessários para a implementação do Plano. 

Assessoria Sinmed RN – Como será a gestão de recursos da saúde municipal?

Marcia Maia – A saúde hoje tem como obrigação um investimento municipal de 15%, a prefeitura investe um percentual maior, em torno de 22%, ou seja, investe mais e a saúde ainda se encontra assim. Então falta uma gestão moderna e transparente para que os recursos sejam bem aplicados e possamos oferecer um atendimento de qualidade.

Assessoria Sinmed RN – Atualmente a saúde enfrente problema quanto a segurança nas Unidades de Saúde. Como você avalia a situação?

Marcia Maia – Tem UBS que já foi assaltada 21 vezes, como a UBS de Pajuçara. É impressionante o que tem acontecido, tanto nas UBS quando nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e isso acaba sendo um dos fatores que reduz o número de médicos no município, não dá para trabalhar sem segurança.

Assessoria Sinmed RN – Fora as ações já apresentadas e os temas tratados, quais outras áreas terão prioridade na sua gestão?

Marcia Maia – Na área de segurança temos o entendimento de que o problema da violência não é apenas do Governo do Estado, a prefeitura também faz parte desse enfrentamento. A prefeitura tem uma Guarda Municipal que foi criada com o objetivo da proteção ao patrimônio público municipal e ao cidadão.

Percebemos que durante a gestão atual, não houve prioridade para investimentos na Guarda Municipal, que tem hoje 464 servidores. Conversei com esses servidores e eles me disseram que estão há quatro anos sem fardamento, sem armamento, sem concurso público, tentando contato com o prefeito para a construção do Plano de Cargos,  sem conseguir dialogar.

No final de semana a Guarda tem apenas dois carros patrulhando, por falta de combustível. Se a guarda estivesse sendo priorizada teríamos pelo menos um guarda em cada UBS, fazendo a proteção do patrimônio público nas unidades.

Além de equipar e estruturar a Guarda para que possam trabalhar devidamente motivados, vamos também executar ações preventivas, como iluminação nas ruas e nos bairros de Natal, investir no incentivo ao esporte e educação.

Vamos buscar estruturar as praças para promover o preenchimento dos espaços públicos. As praças hoje estão abandonadas servindo muito mais como ponto de uso de drogas, o que favorece a criminalidade.

Temos que ocupar os espaços públicos e para isso temos um projeto chamado “Vem para a praça” onde vamos promover a revitalização desses espaços, com iluminação forte, internet livre, guardas nas praças e espaço para prática esportiva.

Assessoria Sinmed RN – Quais as suas considerações finais:

 Marcia Maia – Estou aberta ao diálogo com todas as categorias, a disposição de todas as classes. Acreditamos no diálogo e estamos abertos a receber essas sugestões e críticas construtivas. Queremos mostrar um novo modelo administrativo, no combate à violência, atenção à saúde e no combate ao desemprego. Queremos apresentar uma mudança e convidar vocês a acreditarem na mudança, com responsabilidade e experiência. 

whatsapp button