Sinmed participa da Paralisação Nacional contra a cessão dos servidores da saúde da UFRN para EBSERH

23/02/2016

Sinmed participa da Paralisação Nacional contra a cessão dos servidores da saúde da UFRN para EBSERH

23/02/2016

Amanhã (24), às 8h, na frente do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), os médicos protestam junto com outras categorias contra a cessão dos servidores da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). 

Desde 2007, o governo federal vinha tentando, por meio de medidas provisórias e projetos de lei, modificar o modelo de gestão dos Hospitais Universitários de todo o país. Tentou, sem sucesso, aprovar o PL 92/07 que pretendia transformar os HUs em fundações estatais. Depois criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, que surge com a função de gerir esses HUs, a partir de contratos firmados com as universidades. A criação da EBSERH veio para ser a "panacéia" dos hospitais, ou seja, o remédio para todos os problemas. Segundo o governo federal, eram muitos os problemas de gestão que aconteciam nesses HUs.

No entanto, após três anos da adesão da UFRN à EBSERH, não houve mudanças. Todas as previsões positivas que eram levantadas pela administração central não se confirmaram. Ao contrário, todos os problemas apontados pelo sindicato de fato aconteceram e um dos mais graves veio à tona agora: a possibilidade de cessão dos servidores do Regime Jurídico Único (RJU) da UFRN para EBSERH. Mais de mil servidores ativos da UFRN lotados nos HUs estão vendo seus direitos ameaçados com esta possibilidade. 

Sendo assim, o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN), adere ao movimento liderado pelo Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (SINTEST/RN) e participa da luta através da paralisação nacional. 

whatsapp button