Sinmed e Sindsaúde escrevem nota conjunta a população

09/03/2012

Sinmed e Sindsaúde escrevem nota conjunta a população

09/03/2012

Nota a população e aos servidores da saúde do RN

Diante das difíceis condições de funcionamento das unidades de saúde do Governo do Estado, reformas que se arrastam sem fim, desabastecimento e falta de recursos humanos, além da política de entregar as unidades próprias à administração privatizada, o Sinmed e o Sindsaúde vêm divulgar ao público sua posição.

1. A privatização é um sistema perverso que substitui o concurso público por indicações políticas, acabando com a contratação por mérito substituída por apadrinhamento.

2. Os fornecedores que são escolhidos por licitação passam também a ser indicados criando uma rede de favorecimentos e influências nocivas ao custo de funcionamento dos serviços.

3. Somos contra a privatização do Hospital Materno-infantil de Mossoró e de qualquer unidade pública de saúde.

4. Somos a favor da convocação dos aprovados em concurso público.

5. Defendemos novo concurso público, em caso de necessidade.

6. Exigimos imediata conclusão das reformas dos Hospitais Rafael Fernandes e do Santa Catarina, melhoria da infraestrutura de toda a rede e normalização do abastecimento.

7. Não aceitaremos qualquer burla ou fraude a legislação trabalhista, como contratação de pessoas jurídicas ou profissionais sem carteira assinada.

8. O piso salarial em qualquer situação deve respeitar o estabelecido pelos sindicatos, sendo o do Sindsaúde, no mínimo, equivalente ao do serviço público e o do Sinmed o piso nacional da Federação Nacional dos Médicos.

Os serviços de saúde devem ser públicos, gratuitos e de qualidade. É um direito do cidadão e um dever do Estado.
 

Atenciosamente,

Sindicato dos Médicos do RN
Sindicato dos Servidores da Saúde

whatsapp button