Sinmed denuncia: Apagão na Saúde

11/09/2012

Sinmed denuncia: Apagão na Saúde

11/09/2012

O caos que vem se apresentando na saúde deve se transformar em um apagão geral, nessa quarta-feira (12). Isso se dará pela falta de pagamento dos médicos da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed-RN). A saúde do estado deverá entrar em colapso.

Desde terça-feira (10), a Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Pajuçara está fechada. Os médicos dos hospitais Memorial e Médico Cirúrgico estão parados há uma semana. A obstetrícia e pediatria das maternidades Felipe Camarão e Leide Morais deverão parar no dia 14. Os pediatras da Coopmed, lotados na unidade de saúde Sandra Celeste, agendam a paralisação para o dia 15. Já no hospital Santa Catarina será no dia 21.

A falência geral da saúde pública municipal e estadual joga a população na desassistência completa. Os atrasos nos pagamentos dos médicos da Coopmed datam desde abril e as últimas entrevistas dos representantes do Município demonstram que não há previsão de pagamento dos profissionais.

Na rede estadual, a greve dos médicos se arrasta há quatro meses.

O próximo passo será convocar a Comissão de Direitos Humanos da Federação Nacional dos Médicos para uma visita aos hospitais de urgência e emergência do RN. Essa visita poderá gerar denúncias nos Tribunais de Justiça Nacionais e Internacionais.

Enquanto isso, o Sinmed está programando manifestações semanais, semelhantes à Marcha Todos Pela Saúde, realizada no último 07 de setembro.
 

whatsapp button