Sindicatos se reúnem com secretário de saúde para definir pagamento de insalubridade

27/10/2015

Sindicatos se reúnem com secretário de saúde para definir pagamento de insalubridade

27/10/2015

Os sindicatos da saúde – Sinmed, Sindsaúde e Soern – se reuniram ontem (26) com o Procurador do Ministério Público do Trabalho, com atuação no TCE/RN, para solucionar as perdas dos servidores estaduais após medida do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN). A reunião teve a presença ainda dos representantes da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), Federação dos Municípios (FEMURN) e do Ministério Público Estadual.

O TCE determinou, no mês de agosto deste ano, que os plantões eventuais e adicional de insalubridade pagos aos servidores cedidos ou municipalizados devem ser custeados pelo órgão cessionário. Para os sindicatos, a medida afetará os salários dos servidores e aumenta a despesa dos municípios.

Para solucionar o impasse, os sindicatos e órgãos de representação se reúnem com o secretário de saúde do estado, Ricardo Lagreca, no próximo dia 04 de novembro. Uma das propostas apresentadas é a cogestão entre estado e municípios.

O Sindicato dos Médicos já está fazendo o levantamento dos médicos que se encontram na situação de cedido ou municipalizado para identificar aqueles que querem voltar para o estado ou não. Esta identificação facilitará as negociações com a secretaria.

As propostas apontadas na reunião com a Sesap serão levadas para uma nova reunião no TCE, no dia 11 de novembro.
 

whatsapp button