Sindicatos da saúde se manifestam publicamente

03/05/2012

Sindicatos da saúde se manifestam publicamente

03/05/2012

Durante a comemoração do dia do trabalhador, no Teatro Riachuelo os sindicatos da saúde realizaram a leitura de um manifesto em favor da saúde pública e reivindicando melhorias para os profissionais da área. 

Confira o manifesto na íntegra:


MANIFESTO DOS TRABALHADORES DA SAÚDE

Diante do caos em que está mergulhada a saúde pública, assistindo atônitos o desmantelamento da rede assistencial, vendo o direito dos cidadãos sendo negado a cada dia, os trabalhadores sem condições de exercerem dignamente o seu ofício, e a apatia dos governos municipal, estadual e federal em enfrentar e resolver estas dificuldades, os sindicatos dos médicos, dos odontólogos e dos trabalhadores da saúde se manifestam publicamente exigindo:

1. Investimento de pelo menos 10% do PIB na saúde,
2. Combate rigoroso e punição exemplar aos que desviam recursos públicos no ralo da corrupção.
3. Abastecimento urgente das unidades de saúde onde falta até o essencial e indispensável.
4. Melhorar a infraestrutura dos hospitais, compor escalas, ofertar leitos, equipamentos, vagas em UTI, para cumprirem sua missão de tratar os necessitados.
5. Suspender os processos de terceirizações que sugam recursos públicos e alimentam tantas vezes a máquina da corrupção.
6. Convocação de concursados que já foram aprovados, mas foram substituídos por terceirizados.
7. Compromisso público do governo de não deixar desassistidos nenhuma mulher, criança ou cidadão do rio grande do norte que procurar a rede de saúde.
8. Remuneração decente, qualificação, carreira e valorização dos funcionários , comprometendo a todos com o servir, que nos faz servidores públicos.
9. Gestão democrática, zelo pelo que é público, diálogo com os sindicatos, conselhos e sociedade interessada na melhoria da saúde pública.
10. Priorização da assistência a saúde como um direito constitucional de cada indivíduo e um dever do estado, não permitindo a continuidade do verdadeiro calvário em que se transformou a procura desse direito pela população do rio grande do norte, quando lutando pela sua saúde encontra horrorizado uma rede assistencial que não oferece os cuidados que o cidadão espera.

SAÚDE PARA TODOS NESSE PRIMEIRO DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR

SINDICATOS DOS MÉDICOS, DOS ODONTÓLOGOS, DOS SERVIDORES DA SAÚDE.  

whatsapp button