Sindicatos da saúde fecham ruas de Natal durante manifestação na manhã de hoje

21/05/2012

Sindicatos da saúde fecham ruas de Natal durante manifestação na manhã de hoje

21/05/2012

Sinmed, Sindsaúde e Soern realizaram mais uma manifestação hoje, 21/05, em defesa da saúde pública do RN, com grande adesão dos profissionais de saúde. A concentração foi em frente ao Hemonorte, seguindo em caminhada até o Centro de Reabilitação Infantil (CRI), passando pelo pronto-socorro do Hospital João Machado, finalizando na rua, no cruzamento das avenidas Alexandrino de Alencar com a Salgado Filho.

Nos hospitais, os sindicalistas chamaram seus colegas de trabalho para aderirem a luta e denunciaram os sucateamentos das unidades. O João Machado, por exemplo, está armazenando corpos transferidos do Walfredo Gurgel, que no momento está sem geladeira no necrotério. Além de inúmeras denúncias de pacientes que aguardam atendimento no chão, por não haver leitos disponíveis.

Já a interdição das avenidas durou cerca de cinco minutos, tempo suficiente para alertar a sociedade sobre o descaso do governo com o trabalhador e com toda a população do estado.

Como frisou o Dr. Ivan Tavares, presidente do Soern, “a luta é pelo direito a saúde do povo e não apenas pela garantia dos direitos trabalhistas”. E o Dr. Monir Aby Zayon, professor de medicina aposentado da UFRN, complementa “ a luta é pelos pacientes” e garante mais mobilizações: “vamos manter a nossa força até conseguirmos mobilizar o governo a tomar providências quanto a situação atual da saúde no RN”.

Dra Sônia Godeiro, do Sindsaúde, afirma que os profissionais da saúde estão na rua, e assim permanecerão, até que a governadora realize audiência com representantes dos sindicatos e apresente propostas reais para a solução dos problemas da saúde do RN.

O presidente do Sinmed, Dr. Geraldo Ferreira, lamenta que a governadora, Rosalba Ciarline, tenha “virado as costas para a saúde pública” e também afirma que a luta continuará e mais manifestações devem acontecer durante esta semana.

Nova mobilização

Amanhã, 22/05, os sindicatos realizam nova mobilização no hospital Giselda Trigueiro às 8h30 e em seguida, caminham até a Delegacia de Polícia do bairro das Quintas, para registrar um novo boletim de ocorrências contra a Sesap.

Na sexta-feira (18), ocorreu um curto-circuito na UTI do hospital, queimando diversos equipamentos, o que levou o hospital a transferir os pacientes para o hospital Ruy Pereira, porém, dois dos pacientes faleceram durante a transferência.

Este fato também será notificado, elucidando o quanto a Secretaria de Saúde tem sido omissa na prestação de socorro aos pacientes.
 

whatsapp button