Sindicato participa de audiência contra a transferência de servidores federais para EBSERH

25/02/2016

Sindicato participa de audiência contra a transferência de servidores federais para EBSERH

25/02/2016

Na última quarta-feira (24), o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) e o Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (SINTEST/RN) se uniram contra na luta a cessão dos servidores para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).  
 
O movimento se concentrou às 8h, na frente do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e seguiu em caminhada pelas às ruas de Natal até a sede da Câmara de Vereadores, onde aconteceu uma audiência pública para discutir a questão, com o tema: "Cessão de servidores dos hospitais universitários: solução, caos ou abandono?".
 
A reunião, conduzida pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), também contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas do Brasil (Fasubra). 
 
Durante a sua fala, o presidente do Sinmed/RN – Geraldo Ferreira – destacou que “a cessão para a EBSERH é uma caça aos direitos dos trabalhadores, em uma manobra para se extinguir o Regime Jurídico Único (RJU) e terceirizar o serviço de saúde pública”.  
 
Como exemplo disso, Ferreira lembrou o caso dos anestesiologistas da empresa (lotados no HUOL) que procuraram o sindicato no inicio do mês, denunciando que estavam sendo efetuados descontos ilegais em seus contracheques, ocorrências de assédio moral por parte da chefia local e falta de condições e material de trabalho.  
 
whatsapp button