Sindicato inicia negociação com SMS para construção da carreira médica

26/08/2014

Sindicato inicia negociação com SMS para construção da carreira médica

26/08/2014

O Sinmed RN se reuniu ontem (26) com o secretário de saúde do município de Natal, Cipriano Maia, para dar início às negociações de construção do Plano de Carreira Médica do município. Ao todo, serão 10 reuniões para a estruturação do plano, de acordo com a conciliação de greve realizada no Tribunal de Justiça do RN, no último dia 13/8.

O debate inicial teve o foco em regime de trabalho, jornada e gratificações. Para a secretaria de saúde, o Regime deve ser dividido em quatro eixos: plantão, ambulatorial, hospitalar e uma outra categoria que será criada para especialidades, como o perito médico.

Com relação à gratificação, a proposta é de gratificação única por exercício e a criação da gratificação por local de difícil fixação (usando como critérios para implementação a vulnerabilidade e a distância).

O Sinmed tem acordo com os modelos de gratificação, mas avança no debate no sentido de estabelecer um teto do percentual desta gratificação, dentro da remuneração total. “Podemos discutir um percentual que não ultrapasse os 20% ou 30% da remuneração total e que ela seja tributada pela previdência”, disse Dr. Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

Dr. Geraldo apontou ainda como sugestão a criação de 16 níveis de carreira, com intervalo de 02 anos para progressão; insalubridade diferenciada, de acordo com o salário base; e que a gratificação seja automática, pertença ao local de trabalho, para que não continue ocorrendo o desgaste do trabalhador em ter que solicitar uma remuneração que já é de seu direito.

O Sindicato dos Médicos deve levar na próxima reunião, dia 01/9, 16h, um documento com estas normas elementares discutidas e o esboço de uma estrutura remuneratória, tema do próximo encontro.
 

whatsapp button