Sesap tenta explicar, mas a situação é grave

18/07/2012

Sesap tenta explicar, mas a situação é grave

18/07/2012

Ontem, 17/07, o site de notícias UOL divulgou uma matéria com o título “Sem remédios e equipamentos, hospital do RN tem surto de superbactérias e mortes”, onde relata o caso de duas mortes de pacientes por infecção de uma bactéria super resistente encontrada no hospital Ruy Pereira. Em seguida, a Secretaria de Saúde do Estado negou a informação.

A Sesap anunciou que “o número de pacientes infectados está dentro dos padrões permitidos”, mas os médicos afirmam que esta informação não é real e alertam que o caso pode se agravar ainda mais.

De acordo com o médico Pedro Raimundo de Souza (citado na matéria do UOL), a situação é gravíssima sim. Pois hoje existem 7 pacientes infectados pela acinetobacter e 10 pela pseudômonas, o que totaliza mais de 12% dos pacientes internados. E de acordo com a Organização de Mundial de Saúde pode se considerar normal apenas o índice de até 6%.

Pedro Raimundo relata ainda que não tem isolamento no hospital para os pacientes infectados deixando os outros pacientes vulneráveis as bactérias “os pacientes que estão aqui estão com a imunidade baixa, o que torna a bactéria potente”. Alguns equipamentos, que deveriam ser individuais, estão sendo compartilhados por todos os pacientes – aumentando o risco de proliferação das bactérias.

Foi relatado também que os técnicos de enfermagem estão sem o equipamento básico para trabalhar. Estão faltando mascaras e luvas, um grande risco para os profissionais.

A falta de insumos, equipamentos e remédios é um fato agravador do problema. Os pacientes não estão sendo tratados da forma adequada e os profissionais da saúde estão se expondo a doenças graves.

Ameaça
Apesar de ser evidente a gravidade da situação destes pacientes, o diretor do hospital Ruy Pereira ameaçou tirar o médico Pedro Raimundo da unidade e devolvê-lo a Sesap pelas denúncias que foram feitas.

Pedro Raimundo afirma que já entrou em contato com o setor jurídico do Sinmed e caso o seu afastamento venha a acontecer, tomará as medidas cabíveis.

“Este é um caso grave, não podemos deixar como está. Lamento a atitude do diretor do hospital, pois eu quero o melhor para o hospital e para os pacientes”, declarou.

Em nota publicada hoje (18/7), o Conselho Regional de Medicina afirma as más condições de trabalho no hospital Ruy Pereira:

NOTA
O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – Cremern realizou uma fiscalização ontem (17) na UTI do Hospital Ruy Pereira, em Natal, para apurar as informações divulgadas pelo portal UOL sobre a existência de um surto proveniente de uma superbactéria.

O departamento de fiscalização do Conselho não constatou a existência do surto. Durante a fiscalização foram constatadas diversas irregularidades no funcionamento da UTI, como estrutura física inadequada e falta de insumos indispensáveis para o atendimento aos pacientes.

O Cremern irá notificar a Secretaria Estadual de Saúde – Sesap solicitando a correção imediata das irregularidades.

 

whatsapp button