Seminário no Senado debate ampliação da inserção do oftalmologista no SUS

05/12/2014

Seminário no Senado debate ampliação da inserção do oftalmologista no SUS

05/12/2014

Aconteceu na última quarta-feira (03), em Brasília, no Plenário da Comissão de Educação do Senado Federal, seminário promovido pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) onde foi debatido o projeto “Mais Acesso à Saúde Ocular”, criado pela entidade. O projeto propõe 15 ações que garantirão o aumento da oferta de atendimento e redução das desigualdades regionais na área de saúde ocular.

O evento contou com a participação de parlamentares e oftalmologistas de todas as regiões do Brasil. A mesa teve a presença do presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Geraldo Ferreira, e do presidente da CBO, Milton Ruiz Alves.

O presidente da FENAM ressaltou a importância das Sociedades de Especialidades nas lutas da categoria e afirmou que a “a FENAM apoia e auxiliará as iniciativas na direção de uma saúde de mais qualidade”.

A expertise dos especialistas permitiu que os parlamentares que participaram do seminário pudessem compreender as dificuldades que a especialidade enfrenta e os efeitos danosos que uma política equivocada produz na vida do brasileiro. “O dinheiro que o governo gasta com estes aplicativos para que o cego se oriente poderia ser gasto também na prevenção da cegueira”, disse um dos participantes ao defender uma política de prevenção que, segundo ele, seria mais barata que esta de remediação atualmente aplicada.

Ao fim do seminário, que teve três blocos, e que tratou da atenção básica na Política Nacional de Atenção Oftalmológica, da ampliação do oftalmologista no SUS e do fortalecimento da política de educação permanente, e que foi aberto à debates e considerações, foi informado que a TV Senado deixou no ar aproximadamente 30% de todo evento, número importante, pois a transmissão se divide com tudo o que acontece em outras Comissões, bem como no plenário do Senado.
 

whatsapp button