Secretário atende parcialmente os médicos

21/03/2012

Secretário atende parcialmente os médicos

21/03/2012

Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira, (21) os médicos do Estado, após discutir e avaliar, definiram permanecer em negociação sem indicativo de greve. A decisão foi tomada a partir da resposta enviada pelo secretário estadual de saúde, Domício Arruda, que atende em parte as reivindicações da classe.

O secretário que está em Brasília, enviou mensagem ao sindicato dos médicos confirmando a incorporação da gratificação de alta complexidade para todos os médicos ativos. Arruda comprometeu-se em confirmar, até a próxima sexta, dia 23, se pagamento sairá já no mês de março. Quanto aos aposentados a secretaria alegou que será necessária uma apreciação jurídica. O sindicato exige que esta gratificação seja efetivada o mais rápido possível e acompanhará a via jurídica.

Com relação a extinção da produtividade, implantação do piso nacional e a criação de uma nova gratificação, principais pontos da pauta solicitada apresentada pelos médicos, a secretaria de saúde abriu espaço para negociação com a possibilidade de pagamento através de escalonamento e deve iniciar estudos e projeções para embasar as novas rodadas de discussões.

Com os dados levantados durante a assembleia, o Sinmed enviará para a secretaria de saúde um documento detalhado com os valores e propostas dos médicos para a campanha salarial 2012 e aguardará uma nova resposta até a próxima assembleia a ser realizada na terça feira, 27. Esta proposta será dividida, partindo inicialmente de 70 % do valor do piso para 2012 e sequencialmente em 80, 90 e 100%.

Os outros itens da pauta continuam mantidos, como: a criação de uma gratificação de plantão para unidades de saúde de 24 horas; condições de trabalho nas unidades da SESAP e posição contrária à terceirização proposta nas unidades estaduais.

"Para nós médicos essa primeira rodada de negociações deu início de forma bastante positiva, mas esse é apenas o primeiro momento. Os médicos precisam permanecer em alerta e comparecer cada vez mais nas assembleias", afirmou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

Geraldo Ferreira, chamou atenção também para a visibilidade nacional que a campanha "Eu quero o piso Fenam", iniciada pelo sindicato do RN, tem tomado entre os sindicatos de todo o país.

whatsapp button