Rodada de negociações com o governo chega ao fim com saldo positivo

26/03/2013

Rodada de negociações com o governo chega ao fim com saldo positivo

26/03/2013

Médicos e Governo do Estado realizaram hoje (26), conforme determinava decisão judicial, a última reunião para discutir a pauta de reivindicações da categoria médica. A reunião tida como um avanço por ambas as partes, deliberou resoluções referente ao reajuste salarial, incorporação de gratificação e a formação de uma comissão para a partir de maio discutir diversas demandas dos profissionais.

Segundo o Secretário de Administração, Alber Nóbrega a lei que concede o reajuste de 12% para a categoria já foi votada e aprovada pela Assembleia Legislativa. A lei concede o reajuste de 6% retroativo ao mês de fevereiro e 6% a ser pago em fevereiro de 2014.

No entanto, para o Sinmed deixar uma parcela de reajuste para 2014 só é possível caso a mudança de nível, referente a 2011 e 2012, seja realizada até o fim do ano.

Diante desta proposta o governo sinalizou que a mudança de nível referente a 2011 deve ser realizada em abril. Quanto à segunda progressão de nível pendente seria necessário o calculo do impacto financeiro na folha de pagamento.O secretário pediu um prazo e a temática será discutida em reunião a ser realizada em maio.

Em relação ao pagamento da Gratificação de Desempenho de Alta Complexidade (GDAC) para os 319 médicos, que ainda não foram contemplados, foi definido que a inclusão destes profissionais será realizada ao logo de 7 meses, a partir de abril, começando pelas matriculas mais antigas. A cada mês o governo enviará ao Sinmed a relação de médicos contemplados, sendo 50 por mês.

Foi definido também um calendário para as reuniões da comissão paritária SINMED/SESAP, que contará com 10 integrantes no total. As reuniões que irão discutir sobre a criação da carreira médica, piso FENAM, controle de frequência, concurso público, condições mínimas de trabalho, entre outros devem acontecer nos dias 7 e 21 de maio, e 4 e 18 de junho, às 15h, na Secretária de Administração.

A reunião de hoje contou ainda, com a presença do novo titular da saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, que se comprometeu em construir a Carreira médica junto com a categoria enquanto estiver no cargo de secretário. 

whatsapp button