RN receberá 238 aparelhos de ponta para diagnóstico de doenças do coração

10/06/2010

RN receberá 238 aparelhos de ponta para diagnóstico de doenças do coração

10/06/2010

Projeto inédito do Ministério da Saúde que utiliza tecnologia de ponta no diagnóstico de doenças do coração servirá de modelo para aumentar acesso a exames no sistema de saúde do Rio Grande do Norte. O estado receberá apoio financeiro do governo federal para implantar 238 aparelhos de Tele-Eletrocardiografia Digital em unidades de saúde. Todos os 167 municípios potiguares terão acesso a essa tecnologia, que permite laudo mais rápido e preciso de pacientes com problemas cardiovasculares.

Desta forma, amplia-se o projeto original desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital do Coração (HCor), em que o equipamento era usado em ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) para assistir vítimas de infarto, arritmia e outras doenças graves de coração. A iniciativa foi lançada em janeiro deste ano em 37 cidades, inclusive Natal. Hoje, seis ambulâncias da capital do Rio Grande Norte utilizam o Sistema de Tele-eletrocardiografia Digital. Em todo o país, são 120.

Nas situações de emergência, o procedimento pode reduzir em 20% o número de mortes por doença vascular. Isso porque o aparelho é capaz de transmitir o eletrocardiograma – exame que registra a atividade elétrica do coração – via telefonia celular ou mesmo por telefone fixo. Os dados são enviados a uma central de telemedicina que, após análise, encaminha o laudo. A proposta do governo do Rio Grande do Norte é utilizar o aparelho nas unidades de saúde, ampliando o acesso da população ao exame.

A previsão é que sejam feitos mais de dez mil exames com o aparelho em um ano. O diagnóstico preciso dos problemas de coração da população ajudará no desenvolvimento de políticas públicas. O projeto terá parceria também da Associação Médica do Estado. O convênio prevê o uso da Central de Telemedicina da associação, que ficará responsável por receber os dados e fazer os laudos. Os recursos do Ministério da Saúde, R$ 2,8 milhões por ano, serão utilizados na capacitação das equipes, compra e implantação dos equipamentos.

Fonte Diário de Natal
 

whatsapp button