Residentes do Hospital da Polícia Militar realizam greve

21/07/2016

Residentes do Hospital da Polícia Militar realizam greve

21/07/2016

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (20), na sala de Reuniões do Gabinete Civil da Governadoria, o presidente do Sinmed RN, Geraldo Ferreira, e a Chefe do Gabinete, Tatiana Mendes, foi debatida a falta de pagamento dos médicos residentes do Hospital Pedro Germano da Polícia Militar em Natal.

Foram apresentados a Chefe de Gabinete os principais problemas enfrentados na unidade, a falta de pagamento da bolsa de residência médica (atrasado em três meses), a falta de condições de trabalho mínimas para os residentes da unidade e de preceptores no turno vespertino que acompanhem e orientem o trabalho na residência.

Diante do apresentado, Tatiana Mendes informou que em nova reunião nesta quinta-feira (21), na Governadoria, seriam apresentadas as medidas que podem ser tomadas pelo Governo para solucionar os problemas apresentados e regularizar o pagamento dos residentes.

Geraldo Ferreira lamentou a situação enfrentada na saúde pública estadual. “A situação é angustiante e o sindicato busca agir para proteger os médicos, inclusive, não descarta a possibilidade da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), realizar uma inspeção e, se necessário, vislumbrar a possibilidade de relocar os residentes para concluir a residência médica em outra unidade”, conclui.

GREVE

Após nova reunião realizada no Gabinete Civil na quinta-feira (21) os Residentes decidiram manter a greve no Hospital da Polícia Militar até que os pagamentos sejam normalizados. Existe a expectativa de que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) assuma os pagamentos a partir do mês de agosto e de que os retroativos sejam pagos pela Universidade Potiguar (UnP) através de convênio. Porém, a liberação desta verba pela UnP deve demorar de 45 a 60 dias e, sendo assim, os residentes continuarão com os atendimentos paralisados na unidade de saúde.

Para que o atendimento não seja prejudicado, os estudantes esperam que uma outra solução mais rápida para o pagamento seja apresentada na próxima reunião agendada com a Chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes, na próxima quinta-feira, dia 28.

Aposentados

Ainda durante a reunião com a chefe de gabinete, foi debatida a situação dos médicos aposentados do Estado. A intenção do Sindicado foi de solicitar que o pagamento dos aposentados sejam realizados em mesma data do pagamento dos médicos ativos. No entanto, devido a falta de recursos, a chefe do Gabinete Civil alega que as negociações para solucionar esta demanda devem ocorrer apenas em setembro, quando o Governo deve dispor de mais recursos para o remanejamento da folha de pagamento estadual.

 

 

*Atualizado dia 21 de julho de 2016.
 

whatsapp button