Redução da mortalidade materna é discutida em audiência

28/05/2013

Redução da mortalidade materna é discutida em audiência

28/05/2013

A Câmara Municipal de Natal realizou na manhã desta terça-feira (28) uma audiência pública para discutir a redução da mortalidade materna e neonatal. Proposta pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), a audiência contou com representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde, do Ministério Público, do Conselho Regional de Enfermagem, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Universidade Federal do Rio Grande Norte. O presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, também participou dos debates.

Na ocasião, foram abordadas questões como a falta de vagas nas maternidades da região metropolitana de Natal, a situação de precariedade das unidades de saúde no interior, a necessidade de mais investimentos e o desenvolvimento de ações que priorizem a saúde preventiva.

“Temos que apoiar a elaboração de leis que ajudem a reduzir a mortalidade materna e lutar por uma reestruturação orçamentária para a Saúde”, defendeu o vereador Sandro Pimentel. Ele ressaltou a importância de valorizar e capacitar os profissionais para que o serviço oferecido à população seja de qualidade.

Em sua fala, o presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira questionou a política de recursos humanos do serviço público e ressaltou que não basta ordenar o serviço, é necessário fazer também uma boa gestão dos recursos. Geraldo também se mostrou preocupado com o assunto, que é extramanete importante neste momento e se solidarizou com as instituições envolvidas nesta problemática que aflige toda a sociedade brasileira.

Saúde da Mulher 

A realização da audiência no dia de hoje foi impulsionado por ser o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Segundo a ONU 287 mil mulheres morrem todos os dias em virtude de problemas relacionados à gravidez. Melhorar a saúde da gestante é uma das 8 metas estabelecidas pelas Nações Unidas para o milênio.

Em Natal, em 2012, foram registradas 65 mortes de mulheres (durante ou depois do parto) para cada grupo de 100 mil pessoas. Um número alto para os padrões da Organização Mundial de Saúde.  

whatsapp button