Radiologistas decidem paralisar atividades nas operadoras de saúde

15/04/2015

Radiologistas decidem paralisar atividades nas operadoras de saúde

15/04/2015

Os médicos radiologistas do RN decidiram, por unanimidade, durante assembleia realizada na noite de ontem (14) no Sindicato dos Médicos do RN, paralisar todos os procedimentos realizados pela especialidade em convênio com a Unimed, a partir do dia 05 de maio.

A paralisação, por tempo indeterminado, tem por motivação a falta de reajuste nos valores pagos aos profissionais por cada procedimento realizado e a não abertura dos Planos para negociação.

O movimento será iniciado pela prestadora Unimed, por ser a operadora que está com os reajustes de valores de procedimentos mais defasados, com relação aos outros planos. Porém, todos os planos de saúde que atuam no estado também já estão sendo convocados para negociação e também poderão ter o atendimento suspenso.

De acordo com Flávio Cunha, Presidente da Sociedade de Radiologia do RN, a Unimed não segue uma lista de hierarquização de procedimentos, pagando hoje valores muito baixos, bem inferiores ao que se paga em outros estados do nordeste.

Além disso, segundo Flávio, a prestadora desrespeita a Lei do Cooperativismo, pois diferencia as especialidades médicas, repassando valores mais altos pelos mesmo procedimentos para outras especialidades, como a cardiologia. “A diferença chega a 20% a mais pelo mesmo procedimento realizado pelo radiologista”, declara.

O Sinmed tentou intermediar a negociação entre os radiologistas e a Unimed, porém nenhum dos dois pedidos de reunião enviados pelo sindicato foi respondido pela prestadora.

“Estamos apoiando o movimento diante das duas negativas da Unimed. Sabemos que a greve é um mecanismo legítimo e que é justo o pedido de reequilíbrio financeiro dos contratos”, afirma Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN. Ferreira enfatizou ainda que as negociações serão feitas com todos os planos de saúde, solicitando reajustes de acordo com a defasagem de cada um.

O médico Pedro Cavalcanti, membro da Comissão Estadual de Honorários Médicos, citou a lei da contratualização (de 2014) que estabelece que se em 90 dias não houver acordo nas negociações entre o profissional e a operadora, a ANS (Agência Nacional de Saúde) deve interferir e ditar o índice de reajuste devido. Para ele, a contratualização é mais interessante como diretriz para o movimento atualmente, pois garante o reajuste anual dos procedimentos.

“É preciso entender a situação do médico depois da lei da contratualização, mas também é necessário estreitar mais a prática da negociação”, afirmou Pedro Cavalcanti, e concluiu “Caso não exista mais possibilidades de negociação e a categoria decidir pela mobilização, a Comissão apoiará o movimento”.

MP
Sinmed RN, Associação Médica e Sociedade de Radiologistas vão acionar a intermediação do Ministério Público para as negociações, uma vez que a Operadora não realiza reajustes nos valores dos procedimentos há mais de dez anos e não se mostrou disposta a negociar com os médicos.

Um documento foi elaborado pelo presidente da Sociedade de Radiologia com um estudo financeiro evolutivo sobre os planos, demonstrativo dos valores pagos e uma proposta de reajuste para correção da defasagem dos valores que será entregue ao MP.

Mobilização
Nova assembleia da categoria está marcada para o dia 28 de abril, 19h, no Sinmed. Também será realizado um ato conjunto com o Sinmed no dia 1º de maio, na Associação Médica.
 

whatsapp button