Qualidade dos serviços públicos de saúde é tema de dissertação de mestrado

30/07/2014

Qualidade dos serviços públicos de saúde é tema de dissertação de mestrado

30/07/2014

O professor Rinaldo Negromonte, assessor contábil do Sinmed, defendeu sua dissertação de mestrado “Qualidade dos serviços públicos de saúde sob a perspectiva de usuários e provedores: Um estudo em unidades de saúde do município de Natal/RN” no último mês de junho, na UnP. Agora ele compartilha de seu estudo com toda a classe médica, confira:

Nas últimas décadas ocorreram transformações significativas na área de saúde pública no Brasil na tentativa de efetivar as diretrizes do Sistema Único de Saúde. Como resposta aos desafios do setor, a avaliação da saúde constituiu-se numa importante ferramenta para planejar intervenções por meio de processos de trabalho que vise atender às necessidades de saúde da população, além de permitir possíveis inferências quanto aos efeitos das decisões e de seus resultados.

A aplicação da pesquisa se deu em três centros clínicos municipais que atendiam pacientes em diversas especialidades da área de saúde. A amostra de usuários foi obtida por meio de 400 questionários válidos em cada centro. Em relação aos profissionais de saúde, obteve-se 131 respostas válidas.

Entende-se que o trabalho realizado apresenta contribuições significativas para o setor de saúde em estudo, pois mostra um panorama da qualidade nos serviços prestados em centros clínicos municipais sob a ótica de seus dois principais atores, os usuários e os profissionais de saúde.

Conheça a análise dos resultados e conclusões encontradas:

Prof. Rinaldo B Negromonte – CRC RN 006923-O/8
Assessor Contábil do SINMED
 

Dissertação 

 

 

whatsapp button