Psicóloga do Sinmed fala sobre os sintomas e o tratamento da depressão

18/09/2015

Psicóloga do Sinmed fala sobre os sintomas e o tratamento da depressão

18/09/2015

É comum sentir tristeza em momentos delicados da vida. Como por exemplo, a morte de uma pessoa querida, a perda do emprego, problemas familiares, desencontros amorosos ou mesmo dificuldades financeiras. Mas quando esse sentimento começa a fazer parte da rotina é hora de procurar ajuda profissional, você pode estar com depressão. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas no mundo sofrem da doença. Ela é produz uma alteração do humor caracterizada por uma angústia profunda, associada a sentimentos de dor, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.  

Os critérios diagnósticos de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais são humor deprimido, alterações nas relações sociais, alteração do peso ou apetite, insônia ou hipersonia, agitação ou retardo psicomotor, redução da energia, sentimentos de desvalia ou culpa, dificuldade em se concentrar ou pensar, pensamentos de morte.

A psicóloga do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN), Jeanne Câmara, explica que a depressão exige acompanhamento sistemático. Casos mais leves costumam responder bem ao tratamento psicoterápico. Mas outros mais graves e com reflexo negativo sobre a vida afetiva, familiar e profissional e em sociedade, a recomendação é o uso de antidepressivos com o objetivo de tirar a pessoa da crise.

Nesse processo a atividade física também é aconselhável por trazer alguns benefícios como a distração dos estímulos estressores, a melhor qualidade de vida, o maior controle sobre o seu corpo e sua vida, a melhora da capacidade respiratória, o aumento de estímulos ao sistema nervoso central, além da interação social, proporcionada pelo convívio com outras pessoas.  

“O diagnóstico precoce é o melhor caminho para colocar a vida nos eixos outra vez. A depressão não é sinônimo de loucura, é uma doença como outra qualquer e com tratamento correto tem cura”, completa Câmara.

Serviço

O Sinmed/RN oferece aos seus associados e familiares o serviço de assistência psicossocial realizado pela psicóloga Jeanne Câmara, todas as segundas e quintas-feiras, no plantão das 9h às 13h.  

Mais informoções pelo telefone (84)3222-0028. 

whatsapp button