Pronto Socorro Infantil do Hospital Santa Catarina é fechado por falta de pediatras

22/01/2013

Pronto Socorro Infantil do Hospital Santa Catarina é fechado por falta de pediatras

22/01/2013

Por falta de pediatras, o atendimento do Pronto Socorro Infantil do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, conhecido como Hospital Santa Catarina, está suspenso até o dia 31 de janeiro ou até que o Governo do Estado encontre uma solução para resolver o problema da escala médica desses profissionais. Desde sábado (19), quem busca atendimento médico pediátrico no Hospital Santa Catarina recebe a mesma informação: não temos pediatra. Os pacientes são orientados a procurar atendimento no Pronto Socorro Infantil Sandra Celeste, na zona Sul de Natal. Os casos mais graves, de alta complexidade, estão sendo encaminhados para o Hospital Maria Alice Fernandes, que tem atendimento referenciado.

O Governo do Estado, como forma de solucionar o problema, chegou a anunciar a população que o atendimento de urgência do Pronto Socorro Infantil do Santa Catarina seria realizado no Hospital Maria Alice Fernandes apenas no fim de semana, em virtude das licenças médicas de pediatras que cobrem a escala no Hospital. Segundo o anúncio do Governo, o serviço de urgência no Hospital Santa Catarina seria normalizado nesta segunda-feira (21). No entanto, não foi o que aconteceu. Na manhã de hoje quem procurou atendimento teve que buscar outra alternativa, pois o Pronto Socorro Infantil continuava sem médicos pediatras. No período que a reportagem d’O Jornal de Hoje esteve na unidade, diversos pais buscavam atendimento para os filhos e se frustravam diante da negativa.

Laura Marta da Silva, de 14 anos, procurou o Hospital Santa Catarina na manhã de hoje porque a filha, Flávia Letícia da Silva, de quatro meses, está com febre e gripada há mais de 15 dias. Já que não conseguiu atendimento, ela pegou um táxi e foi para o Sandra Celeste. “Ela está tossindo bastante e fico muito preocupada. É uma vergonha isso aqui não funcionar”, afirmou.

Claudiane da Silva, mãe da pequena Anne Gabrielly, de dois meses, procurou o atendimento para a filha que estava com crise de asma, mas se deparou com a falta de pediatras. Como a filha nasceu prematura e faz acompanhamento no Santa Catarina, no Mãe-Canguru, Claudiane conseguiu consultar a filha com o pediatra do setor. “Mas é uma calamidade termos que está passando por esta humilhação, pois não temos muitos recursos para atendimento”, afirmou.

Desde a semana passada, o pequeno Luis Gustavo, de quatro anos, está com dor de barriga, vômito e febre. A mãe dele, Joyce Cleide, disse que já deu soro caseiro e outros medicamentos para o filho, mas não surtiram efeito. “É uma situação terrível ver seu filho sentindo dores, virmos ao Hospital e não conseguirmos atendimento médico. Muito triste e lamentável”, afirmou.

Adriana Ferreira da Silva é mais uma, das inúmeras mães que buscaram atendimento e não conseguiram. A filha, Maria Isabelle, de 11 anos, está com febre e fortes dores de cabeça há três dias. “Essa situação é horrível, nada boa. Se procuramos o Hospital é porque precisamos. Imagino se chegasse uma criança aqui em situação crítica, como seria?”, indaga a mãe, que foi com a filha para o Pronto Socorro Sandra Celeste.

O secretário estadual de Saúde Pública, Isaú Gerino Vilela, confirmou que, em virtude da falta de profissionais pediatras, por conta do excessivo número de atestados médicos, o Pronto Socorro Infantil do Hospital Santa Catarina está fechado até que seja normalizada a escala médica dos plantões. O secretário disse ainda que no final de semana, e durante o período que o Pronto Socorro estiver fechado, o atendimento de alta complexidade foi transferido para o Hospital Maria Alice Fernandes, no Parque dos Coqueiros.

“O Maria Alice continua com o atendimento de alta complexidade referenciado, mas agora vai atender também a demanda do Hospital Santa Catarina. A baixa complexidade, que é de responsabilidade do Município, deve ser realizada no Sandra Celeste. O problema é que o Município não estava fazendo sua parte e sobrecarregou o Santa Catarina”, explicou Isaú Gerino Vilela.

A secretária adjunta de Saúde, Kátia Mulatinho, se reuniu na manhã desta segunda-feira (21), com a diretora geral do Hospital Santa Catarina, Maria da Guia de Araújo Silva, para solucionar o problema da escala médica de pediatras do Pronto Socorro Infantil do hospital. Hoje à tarde, a secretária se reunirá com pediatras do Hospital Maria Alice Fernandes. “A ideia é que os pediatras do Maria Alice possam fazer plantões extras para cobrir esta escala até o final do mês e normalizar o atendimento no Santa Catarina”, afirmou Kátia Mulatinho. 

whatsapp button