PROBEM completou quatro anos de atuação

20/02/2015

PROBEM completou quatro anos de atuação

20/02/2015

O Programa de Benefícios para os Médicos – Probem – completou quatro anos de atuação no mês de outubro de 2014, e presta atendimento integral nas áreas jurídica, contábil, jornalística, de informática, psico-social, nutricional e de educação física.

Para aprimorar os serviços e conhecer melhor as necessidades dos médicos sindicalizados, o setor Psicossocial do Sinmed, formado pela psicóloga Geane Câmara e pela assistente social Uberlândia Fontes iniciou no mês de junho de 2014 uma pesquisa que visa traçar o perfil socioeconômico e de saúde dos médicos potiguares.

Até o fim de novembro a equipe visitou quatro hospitais de Natal: Walfredo Gurgel, Varela Santiago, Giselda Trigueiro e Hospital Unimed, nos quais entrevistou 78 médicos, por meio de aplicação de questionário com 40 perguntas. De acordo com a Assistente Social Uberlândia Fontes, o objetivo é entrevistar 2.839 profissionais e visitar 13 hospitais públicos e privados “nossa maior dificuldade é o tempo que leva para a aplicação de poucos questionários, em virtude da equipe ter que se adequar aos horários dos médicos, que estão sempre muito ocupados, mas compreendemos que a prioridade é dos pacientes”, afirma.

A Assistente Social Ubelândia e a Psicóloga Jeane Câmara formam a equipe psicossocial do Probem, no Sinmed RNA Assistente Social, Uberlândia Fontes, e a Psicóloga, Geane Câmara, formam a equipe psicossocial do Probem, no Sinmed RN.

As pesquisadoras desejam conhecer os locais de trabalho dos médicos e levantar dados socieconômicos, de condições de saúde, hábitos alimentares e interesses nos atendimentos oferecidos pelo Sinmed RN. A pesquisa ainda se encontra na primeira etapa, que é a coleta de dados, no entanto, alguns pontos já identificados chamam a atenção da equipe, como a grande carga horária de trabalho dos médicos, comumente superior a 40h semanais; e a dedicação a vários hospitais e clínicas.

Para a médica Evanja Pereira, ex-Diretora Técnica do Hospital Unimed, a iniciativa do Probem é um grande diferencial “Achei muito importante a pesquisa para diminuir a distância entre a entidade e o médico. Pretendo sim utilizar os serviços e os atendimentos , estou entrando em uma nova fase da vida como aposentada e certamente precisarei destes”, comenta ela.


Dentre os serviços oferecidos pelo Probem, os citados com maior frequência pelos médicos, como utilizados ou que pretendem utilizar, são os de assistência nutricional, jurídica e contábil. Além destes serviços, um dos mais conhecidos e utilizados no Sinmed é a assistência de informática, o setor que promove cursos na área e retira dúvidas dos médicos, com atendimento personalizado.

Em 2014 foram 15 turmas distribuídas entre Windows, Internet, Redes Sociais, e Office 2010, 137 médicos participaram das capacitações. No mês de dezembro há 11 turmas em andamento. De acordo com o instrutor Mário Xavier, os médicos buscam os cursos para se adequar às novas tecnologias e utilizar novos sistemas operacionais, principalmente visando informatização nas unidades de saúde e o uso da informática para fins acadêmicos.

“Os temas são escolhidos de acordo com as necessidades dos médicos, lançamentos de novos dispositivos, aplicativos e sistemas operacionais. Por exemplo, no início do curso em 2009 o foco era o Windows XP – predominante na época. Hoje, devido as mudanças, abordamos as plataformas Windows, MacOS, iOS, Android e fazemos comparações de como o aplicativo se comporta em cada plataforma. Os alunos chegam contando as dificuldades e outros assumindo que tem aversão à informática, mas hoje conseguem realizar as tarefas sozinhos”, explica Mário.
 

whatsapp button