Primeira palestra do Congresso Fenam chega ao fim

24/05/2012

Primeira palestra do Congresso Fenam chega ao fim

24/05/2012

Em uma videoconferência,  o presidente do IPEA, Márcio Pochemann, iniciou a palestra sobre o tema "Desenvolvimento e infraestrutura econômica e social". Em sua fala, Pochemann tratou das questões sociais do país e enfatizou a necessidade de investimento em infraestrutura para garantir o desenvolvimento. As reformas sociais também pautaram seu discurso sobre desigualdade "Não fazer reforma agrária fez com que a população rural viesse para a cidade, aumentando a desigualdade social. Nós crescemos, mas não fizemos reformas, não garantimos a igualdade e o acesso a infraestrutura básica para todos".



Para Pochemann, a estrutura das cidades não é só uma preocupação do presente, mas é reforçada para as próximas décadas, uma vez que os governantes historicamente não investem em benefícios para a maioria. "Não é mais possível pensar no desenvolvimento nacional, mas supranacional. A partir de 2030, o Brasil terá uma redução absoluta da população. Teremos uma nova fase de imigração e não estamos preparados para isso", relata Márcio.



O secretario de comunicação da FENAM, Waldir Cardoso, debateu o tema com os participantes no evento. Para ele, os dados apresentados por Pochemann , são preocupantes. "Apesar do Brasil ocupar a 6ª economia do mundo, ainda estamos muito defasados, principalmente se pensarmos no âmbito da saúde pública". Segundo o dirigente é necessário profundar a atenção primaria para dar conta dos desafios. O dirigente discordou ainda que novas tecnologias isolem o indivíduo, como mencionado pelo palestrante. "Podemos usar essas novas tecnologias para o isolamento ou para a sociabilidade."

whatsapp button