Presidentes das Entidades Médicas Nacionais debatem sobre a entrada de médicos estrangeiros no Brasil

28/02/2013

Presidentes das Entidades Médicas Nacionais debatem sobre a entrada de médicos estrangeiros no Brasil

28/02/2013

Os três presidentes das Entidades Médicas Nacionais (FENAM/CFM/AMB) Geraldo Ferreira; Roberto d`Avila; e Florentino Cardoso, respectivamente, se reuniram na tarde dessa quarta-feira (27) na sede da Associação Médica Brasileira, em São Paulo, para discutir sobre a importação de médicos estrangeiros para áreas carentes. O vice-presidente do CFM, Carlos Vital, também participou do encontro.

Segundo D`avila, é um erro grave o Governo importar médicos para o interior do Brasil sem o Revalida, "se não houver alguma forma de avaliação, haverá um genocídio no nosso País". Para ele, existem médicos brasileiros suficientes e bem qualificados que estão dispostos a irem para as áreas de difícil acesso, desde que sejam respeitados, primeiro como brasileiros e segundo como trabalhadores. "Sabemos que a maioria dos profissionais que são convidados a trabalhar no interior do País até recebem uma proposta de salário alta, porém esse médico não tem nenhum vínculo celetista [fica anos sem férias; sem 13º salário; e o ambiente de trabalho é precário] e ainda fica a mercê de certos prefeitos."

O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, esclareceu que as Entidades não são contra os médicos estrangeiros e sim a favor de qualidade de saúde para a população. "Saúde digna e sem risco para o cidadão é o nosso foco. As Entidades Médicas estão reunidas e trabalhando em prol de uma estratégia de proteção à sociedade para que os médicos de baixa qualidade não entrem no Brasil", concluiu.
 

whatsapp button