Presidente eleito da Fenam sai às ruas em defesa dos médicos federais

28/05/2012

Presidente eleito da Fenam sai às ruas em defesa dos médicos federais

28/05/2012

Médicos lotados nas unidades federais do Rio Grande do Norte realizaram hoje (28) pela manhã uma manifestação em frente ao Hospital Onofre Lopes, seguida de caminhada até a Maternidade Januário Cicco, contra a MP 568/12.

A Medida Provisória, que foi editada no último dia 14 de maio pela Presidência da República, altera a carreira dos médicos federais, diminui em 50% seus salários e reduz também a gratificação destes profissionais.

A manifestação contou com o apoio do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest), Sindicato dos servidores da administração indireta (Sinai), Sindicato dos trabalhadores em saúde (Sindsaúde) e Sindicato dos Médicos (Sinmed RN), na pessoa do Dr. Geraldo Ferreira, presidente eleito da Fenam no último dia 26/05.

Os médicos, presentes no ato público, denunciam que o governo federal não dialoga com a categoria – os verdadeiros prejudicados com a medida – demonstrando assim, não ter o menor respeito pela classe médica.

Dr. Geraldo Ferreira ressalta que “as unidades federais eram os últimos lugares do estado onde podia se contar com uma infraestrutura mínima para trabalho”, uma vez que “o governo estadual já é omisso com a saúde da população”. E complementa: “Continuaremos na luta, até que sejam retirados da MP os artigos que prejudicam os médicos e dizemos não ao massacre dos trabalhadores”.

As entidades sindicais reforçaram que as manifestações programadas para esta semana no estado do RN não são pelo aumento salarial, mas pelo corte dos salários que o governo federal tenta impor aos médicos, através da Medida Provisória.

Para dar continuidade a luta dos médicos, Dr. Geraldo Ferreira participa na próxima quarta-feira, 30/05, de reunião com os sindicatos médicos do Rio de Janeiro para agendar cronograma de mobilizações nacionais e traçar encaminhamentos de uma paralisação geral com todos os estados brasileiros.

Agenda dos médicos federais do RN:

29/05 – 5h, presença de grupo de médicos e representantes sindicais no aeroporto internacional Augusto Severo, chamando a atenção dos parlamentares do RN durante o check-in para Brasília.

30/05 – 8h30, ato público no pátio da reitoria da UFRN.

4 de junho: café da manhã com parlamentares da bancada federal do RN. Na maternidade Januário Cicco.

15 de junho: provável encontro nacional dos médicos, confederações e federações, com a participação dos parlamentares que apresentaram emendas à MP 568/12.
 

whatsapp button