Presidente do Sinmed comemora 50 anos de vida lembrando fatos que marcam sua atividade no movimento médico

29/10/2012

Presidente do Sinmed comemora 50 anos de vida lembrando fatos que marcam sua atividade no movimento médico

29/10/2012

Na data em que comemora 50 anos de vida, Dr. Geraldo Ferreira – presidente do Sinmed, rememora a carreira e sua dedicação as entidades médicas durante os últimos 15 anos.

Natural de Marcelino Vieira, cidade pequena do interior do Rio Grande do Norte, Dr. Geraldo Ferreira aprendeu desde muito cedo a se envolver com as questões sociais da sua comunidade, tanto nos assuntos ligados a igreja, como no esporte e na própria política, costume comum da sua região.

De acordo com Geraldo, ir para administração das associações e entidades médicas foi uma consequência do exercício do seu trabalho e do histórico que possui com relação as suas experiências de vida.

Ele já dedica 26 anos de sua vida as atividades da medicina e há 15 anos participa das entidades médicas. Presidiu e participou de vários cargos de direção da Sociedade de Anestesiologia do RN, Associação Médica do RN, Sindicato dos Médicos do RN, além de criar e presidir a Cooperativa dos Médicos (Coopmed). No ano de 2012 foi eleito para a presidência da Federação Nacional dos Médicos, motivo de orgulho para todos os médicos do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Dos anos de luta, Dr. Geraldo faz a seguinte reflexão: “A nossa profissão é muito digna, muito bonita. É exigido muito de nossa capacidade, mas é preciso também que se reconheça que há um valor no que fazemos e que o médico precisa ser bem remunerado e cercado de condições adequadas para que a sociedade receba o melhor que podemos ofertar”.

SAERN

Entre os anos 1995 e 1997 Geraldo Ferreira presidiu a Sociedade de Anestesiologistas do RN e tem como principal destaque de sua administração a efetivação da Cooperativa de Anestesiologistas como uma entidade representativa da categoria.

Outros fatos importantes daquele período foram as lutas para o descredenciamento do SUS, o que levou os médicos a efetivar o primeiro contrato com valores diferenciados no governo do estado; e o afastamento de todos os planos de saúde do SUS levando os contratos a serem realizados através da Coopanest.

AMRN

Na Associação Médica do RN exerceu dois mandatos sendo o primeiro entre 2002 e 2005, e o segundo de 2005 a 2008.

Ele passou da liderança de um pouco mais de cem anestesiologistas, no comando da SAERN, para um movimento médico de aproximadamente quatro mil médicos.

Uma das principais atividades da administração foi a implantação da CBHPM no estado. “Tivemos suspensão de atendimento generalizado, pedido de descredenciamento de algumas especialidades e as primeiras intervenções do Ministério Público. E depois alguns meses de intensas lutas e paralisações conseguimos implantar a Classificação Brasileira em praticamente todos os planos. Isso, na época, representou um reajuste de 35%”, lembra Ferreira.
Outra atividade de destaque foi a criação da Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte, que abrange todas as especialidades médicas. Entidade que Geraldo Ferreira foi presidente por dois mandatos consecutivos entre 2003 e 2009.

SINMED

Dr. Geraldo preside o Sindicato dos Médicos do RN desde de 2007, ano em que foi eleito pela primeira vez para o cargo, sendo reeleito em 2010.

Quando assumiu a presidência da entidade, os médicos estavam no processo de consolidação do PCCV do governo estadual, luta que já vinha sendo travada ainda enquanto presidia a Associação Médica.

Essa luta teve resultado muito positivo, trazendo um reajuste significativo para a categoria, com avanço considerável do ponto de vista salarial.

“O grande salto que tivemos, no sentido de construir o que consideramos “o novo sindicato” veio com a criação do Programa de Benefícios para os Médicos – PROBEM. Este foi o salto qualitativo para o movimento sindical do RN, particularmente para o sindicato médico. Assim nós criamos a base de um sindicato que se tornou moderno, eficiente, e que ocupa uma área muito grande de prestação de serviços, que anteriormente nós não tínhamos” relata Dr. Geraldo, sobre outra importante atividade desenvolvida na sua administração.

A criação da Sicoob/SindiCred foi uma das últimas atividades do PROBEM implantadas e que está em fase de finalização, com início de funcionamento previsto para janeiro de 2013. 

FENAM

Eleito em Maio deste ano para presidência da Fenam, durante o XI Congresso da FENAM, que reuniu representantes dos 53 sindicatos médicos do país, na cidade de Natal. Concorrendo em chapa única, ele foi eleito por unanimidade e aclamação.

Dr. Geraldo assumiu o cargo no mês de Julho e ficará a frente da entidade durante o biênio 2012/2014.

Em seu depoimento, no vídeo, ele fala dos projetos para a entidade: “A Fenam está envolvida permanentemente em negociações. O Governo Federal e o Congresso Nacional têm, sistematicamente, apresentado os projetos, aos quais devemos acompanhar com profunda atenção porque muitas vezes eles são lesivos aos nossos interesses. E, ao mesmo tempo, há uma preocupação muito grande em dar entrada em projetos e tentar viabilizar ações que permitam uma remuneração digna aos profissionais e que dê condições de trabalho adequadas a esse quantitativo de quase 370 mil médicos que se espalham por todo o Brasil”, finaliza.

Confira o vídeo em comemoração aos 50 anos de vida e 15 anos de luta medica de Dr. Geraldo Ferreira.


 

whatsapp button