Presidente da Fenam visita hospitais do RN

25/04/2011

Presidente da Fenam visita hospitais do RN

25/04/2011

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Cid Carvalhaes, esteve em Natal no último sábado (23) e na ocasião visitou os principais serviços de urgência do estado a fim de acompanhar a situação da saúde pública no RN.

A agenda de visitas teve início no Hospital Walfredo Gurgel em Natal e seguiu pelos hospitais Deoclécio Marques e Maternidade Divino Amor em Parnamirim. Ao lado de representantes do sindicato dos médicos do RN, do presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia, Luciano Araújo e do Presidente da Sociedade de Neurocirurgia Alemã, Marcos Tatagiba, Cid Carvalhaes conheceu o funcionamento dos hospitais e constatou várias irregularidades.

Segundo o presidente da Fenam, a visita aos hospitais é uma rotina para a federação com o objetivo de conhecer a real condição de atendimento que a população tem recebido e as condições de trabalho do médico. E as urgências tem sido o principal foco, pois são os que contam com a maior demanda.

Para ele o que mais chama atenção nas visitas em todo o país é o descaso com o atendimento a criança. “Os atendimentos pediátricos acabam sendo confinados em pedaços de sobra nos diversos setores de urgência e aqui não é diferente”.

Diante das condições do atendimento por todo o Brasil com um retrato de má qualidade, grande demanda de atendimentos, política de contratação de profissionais de forma injusta, condições técnicas precárias, salários baixos e falta de leitos a Fenam pretende realizar, ainda este ano, uma série de encontros para discutir as melhorias no setor da saúde pública.

Estão previstos diversos seminários entre eles: Seminário da urgência e emergência, Programa de Saúde da Família e seminário de condições de trabalho médico. “Durante esses eventos de âmbito nacional médicos, gestores, não gestores e professores poderão fazer um rico debate sobre os temas. E a partir daí a Fenam poderá estabelecer propostas e planos de ação para oferecer as autoridades competententes uma contribuição do movimento sindical brasileiro em busca da melhoria das condições de atendimento”, explica o presidente da Fenam.

A visita

Durante a visita os médicos constataram o enorme contingente de pacientes em instalações precárias no corredor do Walfredo Gurgel. Na maternidade Divino Amor mães com seus recém nascidos, sem berço para acolher a criança, aguardam também no corredor por um leito. No Hospital Deoclécio Marques pediatras improvisam na sala de observação leitos de internação na espera de uma vaga para realizar transferência da criança. Um verdadeiro caos que toma conta dos hospitais, desestimula o profissional e causa dor e angustia para os pacientes e familiares.

Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed acredita que a visita da Fenam aos hospitais do estado reforça as lutas que os médicos e o sindicato vêm defendendo até aqui. “Essa visita dá animo para o médico que está em campo em situações difíceis e demonstra que o movimento médico tem força”, afirma.

Clique aqui e confira os detalhes da visita na galeria de fotos.

Assista na Tv Sinmed cobertura da visita ao hospital Walfredo Gurgel.

Matéria exibida na Intertv Cabugi sobre visita do Presidente da Fenam, Cid Carvalhaes, aos hospitais do Rio Grande do Norte, em 23 de abril de 2011.

whatsapp button