Platéia participa e aprova palestra com psicóloga

28/07/2011

Platéia participa e aprova palestra com psicóloga

28/07/2011

Na última quarta, 27, os médicos associados ao Sinmed tiveram a oportunidade de participar da palestra “Trabalho e Família”, ministrada pela psicóloga paulista Márcia Souto de Araújo.

Durante o encontro a palestrante abordou temas como o papel da mulher na sociedade, pressão na vida familiar X stress profissional, diversidade de configurações familiares e transformação dos papéis de gênero no interior das famílias, necessidade de redistribuição das responsabilidades sobre as tarefas domésticas, satisfação com o trabalho, qualidade de vida e gestão produtiva entre outros.

A platéia que esteve ativa durante toda a apresentação fez comentários, colocou pontos de vista e compartilhou dificuldades do dia-a-dia do médico em busca de uma conciliação entre a vida profissional e familiar.

A palestrante contagiou a todos com sua forma desenvolta e habilidade para deixar a platéia à vontade naquele ambiente. Márcia chamou atenção em especial para o médico e o acúmulo de responsabilidade que pode trazer ao profissional diferentes forma de stress, chegando a ocasionar problemas mais graves. No entanto ela apontou algumas sugestões e alternativas para este profissional que precisa também de momentos para desopilar.

“Fazer atividade física, brincar com os filhos, sair com os amigos aproveitar para rir, falar besteiras. Procurar um momento de descanso aliado a atividades que amenizam o stress e fazem bem ao corpo e a mente”, explicou a psicóloga.

Ao final a palestrante deixou para os participantes uma reflexão sobre a carga de trabalho, acúmulo de plantões e a real necessidade para a grande carga de trabalho e a abdicação de tantas outras atividades importantes, como família, relacionamentos, e o cuidado consigo próprio.

A realização da palestra surgiu a partir do serviço Psico-Social oferecido pelo Sinmed, através do Programa de Beneficios para os Médicos, o Probem. Esta foi a primeira palestra realizada com o foco de cuidado com o médico na area motivacional e psicologica e a ideia é que a instituição continue a realizar eventos com esse objetivo.

" As lutas médicas transpassam o campo salarial. Temos que nos preocupar com as condições de trabalho e também com a saúde e bem estar destes profissionais" , enfatizou Geraldo Ferreira, Presidente do SInmed.

O atendimento psico-social é feito pela psicóloga Jeanne Câmara, todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 13h. O agendamento do serviço deve ser feito através do telefone 3222-5750.

Notícias relacionadas

Serviço psicológico começa a ser oferecido no Sinmed

Médicos também precisam de cuidados e atenção

whatsapp button