Pediatria do Walfredo funciona até terça, 26

21/03/2013

Pediatria do Walfredo funciona até terça, 26

21/03/2013

Os pediatras do Walfredo Gurgel estiveram esta semana reunidos com a diretoria do Sinmed para apresentar a situação do setor no hospital. A partir o dia 26 não haverá profissionais para completar as escalas.

A situação tem ainda um impasse. Além do número insuficiente de profissionais, a SESAP emitiu uma nova escala de plantão, apenas com um profissional por turno, ferindo recomendação do Conselho Regional de Medicina, e por sua vez os princípios de cunho ético que devem nortear a atividade médica.

A situação se torna crítica, uma vez que não se vê por parte da secretaria a adoção de medidas capazes de solucionar o impasse em curto prazo, a não ser pelo constrangimento de obrigar os profissionais a realizar atividade extraordinária ou consentir com a ilegalidade de apenas um profissional assumir plantão de pediatria que exige atenção em quatro setores: Pronto Socorro, Centro de Queimados, enfermaria e politrauma.

Respaldados pelo Sindicato dos Médicos, os profissionais definiram que o plantão será entregue na terça, dia 26, ao diretor médico do hospital.

Caos no setor

Os serviços de pediatria têm sido constantemente afetados devido à falta de profissionais nas escalas. A situação se agrava com a aposentadoria de muitos médicos e a falta de concurso. Até os hospitais que contavam com médicos da cooperativa tem tido dificuldades para complementar o atendimento devido aos constantes atrasos no pagamento.

 

whatsapp button