Pediatras se reúnem com secretário estadual de saúde

08/07/2011

Pediatras se reúnem com secretário estadual de saúde

08/07/2011

Ontem, (7) os pediatras do Hospital Santa Catarina se reuniram com o secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda para apresentar a real situação vivida pelos profissionais médicos.

Diante da falta de profissionais para cobrir a demanda, este mês os médicos elaboraram uma escala que conta com três médicos por plantão, a fim de suprir a demanda do hospital que funciona de portas abertas. No entanto com o número de pediatras lotados a escala só funciona até o dia 25 de julho.

Com as mudanças no Hospital Maria Alice, restrito à demanda referencial desde abril, o número de crianças atendidas no Santa Catarina dobrou chegando a mais de 4 mil pacientes por mês.

Os médicos explanaram sobre a necessidade de pelo menos mais quatro médicos para o fechamento das escalas, além da necessidade de técnicos e enfermeiros para o setor pediátrico.

Segundo a chefe dos plantonistas, Lyenka Monte os médicos muitas vezes precisam pesar, medir a temperatura e até administrar os medicamentos por falta de enfermeiros e técnicos no setor pediátrico. “Outro problema que enfrentamos é a falta de classificação de risco. Muitas pessoas que buscam atendimento no Santa Catarina poderiam solucionar o seu problema em centros de atenção a saúde básica”, explicou a pediatra. 

Apesar de não oferecer nenhuma solução durante a reunião o secretário de saúde se comprometeu em verificar a possibilidade de transferência  e sobre a convocação de outros médicos para suprir a demanda de médicos. Domício Arruda deve marcar também uma reunião com os médicos e o juiz José Dantas de Paiva, titular da 1ª vara da infância e da juventude para exposição da problemática.

Uma nova reunião entre os médicos e a administração estadual acontece dia 19 na Sesap.

whatsapp button