Passeata em Natal marca o Dia do Trabalhador

01/05/2014

Passeata em Natal marca o Dia do Trabalhador

01/05/2014

 Para comemorar o Dia do Trabalhador, o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN) em parceria com o Sindicato dos Odontologistas (Soern) realizaram na manhã desta quinta-feira (1º) uma manifestação pelas ruas de Natal (RN). Sindicatos médicos de diversos Estados participaram do ato, que teve como pauta mais recursos para a saúde do país e melhores condições de trabalho.

Sob chuva, a caminhada começou por volta das 9h da manhã, com concentração em frente à Associação Médica do Estado, e seguiu até o Parque das Dunas, passando pelo Hospital Walfredo Gurgel. A ação teve o apoio da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU).

De acordo com o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, a ação está no terceiro ano consecutivo e agrega o apoio de outras categorias profissionais. “Os médicos do Brasil e as profissões representadas pela CNTU estão todos juntos nesta grande Dia do Trabalhador. Estamos levando nossa voz às ruas pela insatisfação pelas condições de trabalho, pelos salários que nem sempre são adequados e pela necessidade de políticas públicas que melhorem efetivamente a saúde, a educação e a segurança, e que transformem a vida do povo trabalhador brasileiro numa vida melhor do que ele tem hoje”, disse.

Antes do início da caminhada, o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro, e distintas lideranças sindicais de diversos Estados do País saudaram o público com palavras de incentivo em relação ao dia 1º de Maio, apontando problemas enfrentados pelos trabalhadores da saúde. "Vamos juntos, de mãos dadas, lutar por melhores condições de vida para todos e pela valorização do trabalhador", afirmou o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro.

O presidente do SOERN, Ivan Tavares, também marcou presença no ato público demonstrando a unificação das lutas dos profissionais de saúde. “Hoje a bandeira levantada é a do trabalhador. Até o presente momento não andaram as negociações que negociaram com a classe. Pedimos 18,32% de aumento para o pessoal do município e o prefeito ofereceu 2%”, esclareceu na ocasião.

Durante o percurso de pouco mais de 1h30, o grupo realizou uma parada na porta do Hospital Walfredo Gurgel, e procurou chamar a atenção da população e dos profissionais que ali trabalham para a necessidade da reivindicação de maiores investimentos na saúde.

Também prestigiou o evento o senador Paulo Davim (PV/RN). Na ocasião, ele alertou ao público sobre a importância do voto e a necessidade da defesa dos direitos das categorias esquecidas pelo atual Governo Federal por meio das urnas. "Todos nós sabemos que é legítimo na democracia representativa que os segmentos sociais se organizem e coloquem os seus representantes no Parlamento. O instrumento e arma da revolução social é o voto", alertou.

Após a manifestação no Hospital, já com forte sol, os trabalhadores seguiram para o Parque das Dunas, onde foram recebidos com um lanche saudável e um show de samba, do Quarteto Lira.

whatsapp button