Palestra mostra como a música estimula os sentidos

10/09/2010

Palestra mostra como a música estimula os sentidos

10/09/2010

Com uma palestra bastante interativa, o maestro, professor da UFMG e pesquisador Eduardo Ribeiro falou sobre "A Música e os Sistemas do Cérebro”.  O evento aconteceu na última quinta-feira, 09/09, na sede do Sinmed/RN e faz parte da programação cultural organizada pelo PROBEM para os médicos sindicalizados.

Durante a palestra, Eduardo apresentou vídeos e áudios para que os participantes pudessem perceber os estímulos provocados pela música nos níveis instintivo, intelectual e emocional.

A pesquisa do maestro fala sobre a ligação entre os elementos básicos da música e partes do cérebro. “Não são verdades absolutas, mas resultados de experiências próprias”, ressalta.

Segundo Eduardo, a música é constituída basicamente de ritmo, melodia e harmonia. Essas três partes estão presentes em todas as canções, sendo que uma pode prevalecer sobre as outras.

O cérebro humano é formado por três partes: o cérebro reptiliano, comum a todos os animais, o límbico e oneocortical. O ritmo estaria relacionado com o cérebro reptiliano, um sistema comum a todos os animais e responsável pelo instinto. Músicas mais ritmadas, como o samba e a música africana, estimulariam mais essa parte do cérebro humano.

Canções melodiosas provocariam o lado emocional do cérebro, como as músicas românticas. Assim, o maestro liga a melodia ao cérebro límbico, relacionado com a intuição e o sentimento.

O cérebro neocortical estaria relacionado com canções em que a harmonia seja predominante. Nesse caso, a parte mais racional do cérebro é estimulada por músicas com arranjos mais trabalhados.

Em sua palestra, Eduardo abordou a integração dos três elementos musicais e cerebrais, e revela como chegou aos resultados que o levam a crer que o equilíbrio musical estimularia o cérebro como um todo sem a predominância de uma parte em especial.

Quem é o palestrante

Eduardo Ribeiro é graduado em Composição (1989), Regência (1993) e possui pós-graduação em Musicologia Histórica Brasileira (1995) pela UFMG, além de ser Mestrando pela EMUFMG (2010).

Em sua formação Teve como professores de regência Sebastian Grabe, David Machado,
Sérgio Magnani e Roberto Duarte. Como bolsista da Vitae, estudou com Guillermo Scarabino na Argentina, Stanley De Rusha e Luis Gorelik, no Chile. Estudou com Florin Totan em Bucarest, Romênia.

Já regeu diversas orquestras nacionais e internacionais entre elas: a Orquestra Sinfônica da Universidade de Cuyo (Mendoza – Argentina), Orquestra de Câmara da Universidade Austral do Chile (Valdívia, Chile), Orquestra Sinfônica do Festival Nacional de Orquestras Juvenis (Valdívia, Chile), Orquestra "Sinfonia Bucarest" (Bucarest, Romênia), Orquestra Nuova Europa (Florença, Itália).

Desenvolve pesquisa sobre a Música e sua influência na consciência, segundo orientação do terapeuta e escritor Cláudio Naranjo.

Realiza workshops sobre Meditação e Música em Belo Horizonte, Brasília, Natal e em San Jose da Costa Rica. E atualmente, ministra aulas de composição na Escola de Música da UFMG.

whatsapp button