Ortopedistas de Natal querem isonomia entre especialidades

08/01/2015

Ortopedistas de Natal querem isonomia entre especialidades

08/01/2015

Os ortopedistas do município de Natal se reuniram ontem (07) com a diretoria do Sindicato dos Médicos – Sinmed/RN, para solicitar intermediação junto à Secretaria Municipal de Saúde, no pedido de isonomia ou equivalência de suas consultas com os números de outras especialidades.

De acordo com a portaria 349/2014, da SMS, que define metas para especialidades, os ortopedistas devem realizar 120 consultas por semana, trabalhando 40h, e 60 consultas para os contratados por 20h semanais. A mesma portaria define que outras especialidades também complexas e que demandam tempo maior para a realização das consultas, tanto quanto a ortopedia, como neurologia, cardiologia e endocrinologia, realizem metade dos atendimentos no mesmo espaço de tempo, e isto está sendo questionado.

Os ortopedistas solicitam que para 20h de trabalho seja fixado um numero de 40 atendimentos e 80 para 40h. Argumentam que as consultas, em muitos casos, como nas com foco em coluna, requerem um exame minucioso semelhante à neurologia, que grande parte das condutas envolvem procedimentos como retirada de imobilização, infiltrações, artrocentese, que é a punção articular, e laudos de radiografia, já que muitos dos exames levados pelos pacientes não contém o laudo do radiologista.
Os ortopedistas questionam ainda o déficit no número de especialistas no município, que se agravou após a secretaria ter cedido quase metade dos profissionais para atuar junto à secretaria estadual de saúde, no Hospital Ruy Pereira.

Baseados nesses argumentos entendem por justiça que o número de consultas seja revisto. O Sinmed encaminhou oficio à Secretaria Municipal de Saúde solicitando o acatamento dos pedidos dos ortopedistas, ao mesmo tempo em que solicita audiência e retomada das negociações do plano de cargos e carreira do município. Anteriormente negociações feitas entre os ortopedistas diretamente com a SMS não evoluíram diante dessas situações, dai a busca do Sinmed RN como intermediário.

whatsapp button