Nova diretoria da Fenam toma posse

30/07/2010

Nova diretoria da Fenam toma posse

30/07/2010

Em uma cerimônia que lotou o Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília, tomou posse nesta quinta-feira, 29, a nova diretoria da Federação Nacional dos Médicos, que comandará a entidade de 2010 até 2012. Credo, fé, confiança e compromisso, com o médico e com a sociedade, foram as palavras mais presentes no discurso do novo presidente, Cid Célio Jayme Carvalhaes, que, ao agradecer a presença dos cerca de 500 convidados de diversas regiões do país que participaram do evento, disse estar emocionado, feliz, satisfeito e honrado por assumir o comando de uma entidade como a FENAM e que espera contar com o apoio, estímulo e críticas para corrigir rumos.

Ao dar início à cerimônia, o ex-secretário geral da FENAM, Mário Fernando Lins, leu o termo de posse e em seguida o ex-presidente, Paulo de Argollo Mendes, fez a transferência do cargo a Cid Carvalhaes. Depois, foi dada a palavra a cada um dos componentes da mesa principal, que saudaram a nova diretoria, eleita em 19 de junho, durante o Congresso da FENAM, em São Paulo.

O presidente da Academia de Medicina de Brasília e da Associação Nacional das Academias de Medicina, José Leite Saraiva, saudou o novo presidente e desejou êxito à diretoria, seguido pelo vice- presidente da Associação Médica Brasileira, Nilton Barros, que disse esperar que a nova gestão da FENAM muitas conquistas para a categoria médica.

O presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto DÁvila, primeiramente agradeceu ao ex-presidente, Paulo Argollo, a colaboração e a parceria com o CFM, e acrescentou que com o Dr. Cid Carvalhaes essa parceria será ainda mais estreita, através de convênios. Já o deputado Dr. Talmir se colocou à disposição da FENAM na Câmara e garantiu que não medirá esforços no Parlamento em benefício dos médicos.

O deputado Arlindo Chinaglia, que já presidiu o Sindicato dos Médicos de São Paulo, entidade que atualmente também é comandada por Cid Carvalhaes, desejou que a nova gestão possa obter muitas vitórias para os médicos na gestão de Dr. Cid, que ele definiu "uma pessoa afável, dedicada, um conciliador, sem abrir mão de suas posições, construindo a unidade do movimento".

Irani Ribeiro de Moura, secretária de Saúde de Goiás e que representou o governador Alcides Rodrigues Filho, fez um breve relato do trabalho da secretaria, afirmando que o governo de Goiás tem a saúde como prioridade, e que esse também é o compromisso da FENAM, que tem na sua diretoria "pessoas abnegadas, disponíveis para lutar pela saúde brasileira".

Credo e fé

Um discurso elaborado com figuras de retórica, que remeteram ao credo, à fé, na essência dos compromissos com a política de saúde, marcou a primeira fala oficial do novo presidente da FENAM, Cid Carvalhaes. Creio e cremos na força determinada do médico foi o mote principal utilizado pelo novo dirigente da entidade, que enfatizou o postulado positivo que referendava, ao repetir palavras como credo, creio, cremos e fé.

"Fé na potencialidade de adotarmos alicerces capazes de promover mudanças. Mudanças essas consistentes e imprescindíveis ao estabelecimento de equidades definidas em preceitos essenciais à
saúde…"Fé na palavra, no interlocutor, nas parcerias, nos contratos acertados… Fé no cidadão e na cidadania…"Fé na confiança recíproca, na capacidade de trabalho, na determinação do conjunto, na credibilidade das pessoas", destacou o dirigente no discurso de posse. Ele encerrou sua fala, enfatizando que a medicina, "essa profissão de fé, nada mais representa senão compromissos de lutas intensas, de trabalhos contínuos, de clareza evidente, de determinação implacável".

"Estamos comprometidos. Que a saúde do povo brasileiro possa ser cada vez mais abrangente, mais sólida, mais relevante, mais resolutiva. Tudo faremos para que assim o seja", completou.

Leia o discurso do Dr. Cid Carvalhaes na íntegra

Abaixo, a diretoria para o biênio 2010/2012

Presidente – Cid Célio Jayme Carvalhaes
1º vice-presidente – Wellington de Moura Galvão
2º vice-presidente – Eduardo Santana
Secretário-geral – Mario Antonio Ferrari
Secretário-geral adjunto – João Batista Botelho de Medeiros
Secretário de Finanças – Jacó Lampert
Secretário de Assuntos Jurídicos – Antonio José Francisco Pereira dos Santos
Secretário de Comunicação – Waldir Araújo Cardoso
Secretário de Formação e Relações Sindicais – José Erivalder Guimarães de Oliveira
Secretário de Formação Profissional e Residência Médica – Edinaldo da Fonseca Lemos
Secretário de Relações Trabalhistas – Antonio Jordão de Oliveira Neto
Secretário de Benefícios e Previdência – Mario Rubens de Macedo Vianna
Secretário de Saúde Suplementar – Márcio Costa Bichara
Secretário da Condição Feminina – Maria Rita Sabo de Assis Brasil
Secretário de Educação Permanente – Edson Guttemberg de Souza

Diretores adjuntos

Assuntos Jurídicos – José Roberto Cardoso Murisset
Comunicação – Francisco Rodrigues Lopes
Formação e Relações Sindicais – Marcelo Miguel Alvarez Quinto
Formação Profissional e Residência Médica – Jorge Eltz
Diretor de Relações Trabalhistas – Tarcisio Campos Saraiva de Andrade
Benefícios e Previdência – João Carrera Bahia
Saúde Suplementar – Casemiro dos Reis Júnior
Condição Feminina – Vânio Cardoso Lisboa
Educação Permanente – Cristiano da Matta Machado

Conselho Fiscal

T1 – Carlos Grandini Izzo
T2 – Luiz Carlos Siqueira Baltazar
T3 – Leonardo Eulálio de Araújo Lima

Suplentes

S1 – Iron Antonio de Bastos
S2 – Darley Rugeri Wollmann Júnior
S3 – Wilson Franco Rodrigues

Representantes junto às entidades sindicais de grau superior

Titular – Clóvis Abrahim Cavalcanti
Suplente – Iron Antonio de Bastos

whatsapp button