Nova assembleia dos médicos organizará paralisação da categoria no dia 8 de outubro
04/10/2013
Uma nova assembleia conjunta com médicos estaduais e municipais ocorrerá nesta segunda-feira (07), a partir das 19h, no auditório do Sinmed RN. No encontro, serão transmitidas as orientações para o Dia Nacional de Protestos, no dia 8 de outubro, contra a precariedade da saúde pública e do trabalho médico, agravados pelas contradições do projeto de Lei de Conversão 26 (MP 621), que trata do programa Mais Médicos.
A Fenam (Federação Nacional dos Médicos) convocou para a próxima terça-feira (8) uma paralisação dos profissionais da categoria em vários Estados, incluindo o Rio Grande do Norte, no dia que a Medida Provisória 621/13, que cria o programa Mais Médicos, será votada na Câmara dos Deputados.
Com a paralisação, os médicos pretendem forçar o governo a rever o texto da MP que visa, entre outras questões, passar para o Ministério da Saúde a responsabilidade de emitir um registro único para os médicos intercambistas que participarão do programa; função atualmente concedida para os conselhos regionais de medicina.
Ainda em assembleia, serão repassados os encaminhamentos da reunião entre médicos do município e representantes da prefeitura de Natal, que também ocorrerá na segunda-feira (07), às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde.