No dia da Independência, marcha "Todos pela Saúde" cobra melhorias no setor

08/09/2012

No dia da Independência, marcha "Todos pela Saúde" cobra melhorias no setor

08/09/2012

As bandeiras da Fenam e do Sinmed-RN anunciavam a passagem de médicos, trabalhadores da saúde, representantes de conselhos regionais, estudantes de medicinas e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) pelo centro de Natal. Em uma data simbólica, o dia em que é comemorada a Independência do Brasil, o grupo, insatisfeito com o caos da saúde pública no Rio Grande do Norte, saiu às ruas para protestar contra a violação dos direitos da população e a crise instalada nas unidades médicas do estado. A marcha Todos pela Saúde foi realizada na manhã da última sexta-feira (07) e protagonizou momentos de confronto com a Polícia Militar e o Exército.

A manifestação, uma iniciativa do Sinmed em parceria com a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), convocou a sociedade para as ruas em prol de uma saúde pública de qualidade e reuniu cerca de 200 manifestantes. A população, que acompanhava o desfile cívico, acabou por aderir à caminhada em defesa da saúde e apoiou o movimento.

Gritando palavras de ordem e segurando cartazes, bandeiras e faixas, os participantes do movimento partiram da Praça Sete de Setembro, aproximadamente às 9h30. A passeata passou pela Rua Ulisses Caldas, percorrendo a Avenida Deodoro da Fonseca e a Rua Potengi. Nas proximidades do Palácio dos Esportes, o Exército formou barreiras humanas e tentou bloquear a passagem do grupo para os arredores do palanque onde estava a governadora Rosalba Ciarlini e comandantes das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), na Praça Cívica. Em uma mudança de estratégia, a marcha partiu para a Rua Trairi, porém enfrentou novamente barreira do Exército.

O grupo, então, seguiu para a Maternidade Januário Cicco, ponto de início do desfile militar. Após a passagem de um grupamento de fuzileiros navais, parte dos manifestantes ocupou a Avenida Prudente de Morais, furando o bloqueio da Polícia Militar, para participar do desfile. A Polícia agiu de maneira mais rude, houve bate-boca e troca de empurrões. Elke Cunha, representante da Comissão Nacional de Saúde da OAB, foi agarrada pelo braço por um policial militar e chegou a cair. A secretária de Finanças do SindSaúde (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN), Sônia Godeiro, também foi empurrada. 

Ao término do desfile, os manifestantes seguiram pela Avenida Prudente de Morais, entretanto, quando estavam a uma distância de menos de 50 metros do palanque, o Exército formou nova barreira. Os militares empunhavam escudos e cassetetes. Após quase quatro horas de caminhada, a marcha resolveu encerrar a manifestação.

Para o presidente da Fenam, Geraldo Ferreira, o ato público foi uma demonstração de cidadania. “Acho que nós mandamos nosso recado. A governadora Rosalba Ciarlini, do jeito que está conduzindo a gestão, cai no descrédito popular. Ou muda os cuidados com a saúde ou o governo vai por terra”, declarou Ferreira. Segundo o presidente, as manifestações contra a crise na saúde e o governo Rosalba vão continuar, com a realização de novos atos.

 Confira na Rádio Sinmed comentário de Geraldo Ferreira sobre a marcha:

 

 

A Fenam nas ruas e se popularizando no Brasil

 

Presidente da Fenam comanda a marcha Todos pela Saúde em Natal

 

A ternura contra a truculência do Governo

 

 

 

Clique aqui e veja o álbum de fotos da manifestação. 

whatsapp button