Negociações com planos de saúde no RN avançam

15/09/2011

Negociações com planos de saúde no RN avançam

15/09/2011

Várias entidades médicas do país se mobilizam para mais uma parada no próximo dia 21 de setembro, será o Dia Nacional de Suspensão do Atendimento aos Planos de Saúde.

No entanto no RN os acordos já foram feitos com 95% dos planos que atuam no estado. Segundo o coordenador das negociações, Dr. Fernando Pinto, integrante da Comissão de Honorários Médicos do RN, pela primeira vez os acordos foram mediados, através do Ministério Público, na pessoa do Promotor José Augusto Peres.

“Conseguimos avançar em um reajuste considerável de 19%, onde o valor pago por consulta passa de R$42 para R$50, em média”, constata Dr. Fernando.

O grande avanço das negociações feitas aqui está no fato de terem sido mediadas pelo MP, uma vez que “existe um respaldo legal e a garantia jurídica no compromisso firmado por cada prestadora”.

Nos acordos já foram firmadas datas de renovação, com os índices de reajustes de 8%, que estão acima da média da ANS, a partir de julho de 2012.

Cada contrato será revalidado anualmente usando o índice de reajuste proposto pela ANS.

Suspensão aos planos de saúde

No dia 7 de abril houve a primeira parada nacional a fim de negociar com os planos de saúde o reajuste das consultas e dos honorários, tendo como balizador a CBHPM; a regularização dos contratos com critérios e periodicidade de reajuste anual; e o fim das interferências dos planos de saúde na autonomia do médico.

Desde então, as entidades médicas e as comissões de honorário de todo o país vem negociando com os planos, em cada estado, e em alguns lugares já existe resposta positiva.

No dia 21, haverá uma suspensão de 24 horas, dirigida apenas às empresas de saúde suplementar que não demonstraram interesse em negociar com as entidades médicas ou não apresentaram propostas razoáveis de reajuste de honorários.

A paralisação é importante para mostrar à sociedade e aos médicos as respostas das operadoras e a situação da saúde suplementar.

Como no Rio Grande do Norte 95% dos acordos foram firmados, não haverá paralisação no estado.

whatsapp button