Natal será sede de evento brasileiro de gastroenterologia

03/12/2013

Natal será sede de evento brasileiro de gastroenterologia

03/12/2013

Natal será sede da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD) em 2017. Depois de votação durante a última SBAD, em Goiânia, a capital do Rio Grande do Norte foi eleita com uma votação expressiva para sediar o evento. Em fevereiro, durante reunião do conselho diretor da Federação Brasileira de Gastroenterologia, no Panamá, a candidatura de Natal à cidade-sede do evento foi lançada e recebeu aprovação imediata do conselho.

A SBAD ocorre uma vez por ano. Com cinco dias de duração, sendo os dois primeiros destinados a cursos pré-congresso e três dias para o congresso. O evento em Natal deve atrair um número superior a cinco mil participantes. Para o presidente da Sociedade de Gastroenterologia do Rio Grande do Norte, Roberto Oliveira, a união dos profissionais locais foi responsável por trazer o evento, considerado o mais importante da área.

“Natal vai receber renomados cientistas nas áreas de gastroenterologia, cirurgia do aparelho digestivo e endoscopia digestiva. Recebemos sempre nomes renomados nacional e internacionalmente. Além disso, a divulgação de importantes e recentes trabalhos científicos e realização de treinamentos de novas técnicas cirúrgicas e endoscópicas durante o congresso”, comenta Roberto Oliveira.

A possibilidade de compartilhar os conhecimentos recentemente adquiridos pelos cientistas anima bastante o presidente da Sociedade de Gastroenterologia do Rio Grande do Norte. Segundo ele, os médicos podem demonstrar as novas metodologias no congresso e, com o auxílio da tecnologia, existe a possibilidade de uma cirurgia ser transmitida ao vivo para os participantes, facilitando a visualização por parte dos participantes.

Durante o último congresso foram debatidos temas como refluxo, novos tratamentos para hepatites, mau hálito, gases e transplantes de fígado. Além desses, o uso de medicamentos sem prescrição médica pelos idosos e doenças digestivas na infância mostram a universalização dos temas discutidos.

Porém, um dos temas que mais recebeu destaque foi para a restrição à substância glúten nas dietas sob recomendação de nutricionistas. “O que queremos chamar atenção é que está se restringindo indiscriminadamente o consumo de glúten. Isso pode por em risco a saúde das pessoas, porque essa restrição tira a oportunidade de diagnosticar alergia, doença celíaca e a hipersensibilidade ao trigo”, afirma.

Para Roberto Oliveira, o Rio Grande do Norte tem totais condições de abrigar o evento. “O Centro de Convenções da cidade comporta mais de 5 mil pessoas e atualmente existem 30 mil leitos [na rede hoteleira] na cidade. Será um belo evento”. Ele ainda acrescenta que o nível dos profissionais do estado é alto. “Ainda existe um déficit no número de profissionais no Estado, mas nada preocupante. A Gastroenterologia e a cirurgia do aparelho digestivo no Rio Grande do Norte estão, sem dúvida, entre as melhores do país”, finaliza. 

whatsapp button