Natal sedia o XI Congresso Médico da FENAM

02/03/2012

Natal sedia o XI Congresso Médico da FENAM

02/03/2012

Natal, capital do Rio Grande do Norte, sediará em maio aquele que é considerado como o evento mais importante do calendário da Federação Nacional dos Médicos: o Congresso Médico da FENAM, que em 2012 estará na sua 11ª edição. 

No congresso, além de debater os temas mais importantes para o movimento médico brasileiro, a Federação elege sua diretoria para o biênio 2012/2014. Com público estimado em cerca de 200 pessoas, o XI Congresso Médico da FENAM deverá receber cerca de 130 delegados com direito a voto.

Como ocorre tradicionalmente, a eleição da diretoria da FENAM acontece no último dia do evento. De acordo com o estatuto da entidade, na próxima gestão o presidente será oriundo da Região Nordeste. O Congresso Médico da FENAM é classificado pela diretoria da entidade como um grande momento de avaliação e definição das diretrizes e ações que serão desenvolvidas nos próximos dois anos em favor do médico brasileiro, que, nos últimos anos vem sofrendo um processo de desvalorização, por conta, principalmente, da baixa remuneração e falta de condições de trabalho. “O Congresso da Fenam é um evento tradicional e faz uma revisão da política de saúde, com apresentação de toda diretoria, prestação de contas, debates, pontos da política nacional para os próximos dois anos, e culmina com a eleição da nova diretoria, que terá como presidente um companheiro da Região Nordeste. Esperamos que nossos possam corrigir as falhas que tivemos. Isso é o congresso natural da fenam e evidentemente vai ter a somatória de esforços, de melhoria para saúde da população brasileira, melhoria das condiçoes de trabalho para os médicos, com condições técnicas adequadas e salários decentes. O congresso está sob a responsabilidade do sindicato dos médicos do Rio Grande do Norte e nós, da FENAM, damos as condições para a realizaçao do evento, para que seja executado da melhor maneira possível. Estamos tranquilos e sabemos que nosso congresso vai ser, mais uma vez, exitoso, capaz de atender a demanda”, assinalou o presidente da FENAM, Cid Carvalhaes.

Marco

"Para o Rio Grande do Norte, a oportunidade de receber um congresso como esse é um marco. A possibilidade de sediar esse evento dará ao movimento médico local uma oportunidade de aprendizado, intercâmbio e crescimento. As discussōes dos problemas nacionais, que são também os problemas locais, deverão estimular as lutas transformadoras que possam melhorar a saúde”, disse o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte, Geraldo Ferreira. Segundo Geraldo Ferreira, um congresso como esse funciona como estímulo para os médicos do estado participarem de suas entidades, contribui para despertar o interesse de novas lideranças e abre a possibilidade de observar de perto como se pauta e atua o movimento sindical de nossa categoria. “Por isso é uma honra para o Rio Grande do Norte receber as lideranças médicas nacionais para a discussão dos graves problemas que nos afetam a todos", completou. 

O evento deve acontecer entre os dias 23 e 26 de maio e terá debates abertos para a classe médica em geral. 

whatsapp button