MUITOS CAMPOS DE LUTA E BATALHAS – Editorial

03/04/2016

MUITOS CAMPOS DE LUTA E BATALHAS – Editorial

03/04/2016

Terminou uma, começa outra. Assim é a vida, assim é a luta médica. Terminado a votação na Câmara dos Vereadores de Natal, vem à frente a sanção e a implementação do nosso Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). Concurso público, busca por melhores condições de trabalho e recursos humanos para o funcionamento das Upas, Maternidades e Hospital Municipal.

No Estado, temos audiência esta semana com a Secretaria de Saúde, onde vamos expor a difícil situação dos Hospitais da Capital e Regionais que fiscalizamos, quase todos com infraestrutura comprometida, falta de equipamentos, insumos e recursos humanos. Iremos mais uma vez confirmar a aplicação do nosso Plano de Cargos e Carreira, que prevê reajuste em maio e pediremos providências para implementação da mudança de nível dos médicos. Não é coisa fácil recuperar a saúde pública.

Mas é a exigência dos cidadãos, que citam a Saúde pública como o que mais precisa melhorar, em pesquisa sobre suas preocupações. No sistema privado, temos audiência com a Procuradoria Geral do Trabalho, para discutirmos relações trabalhistas e direitos dos médicos, em várias especialidades.

Assim, a luta continua. No plano político nacional muitas tempestades e tormentas, um governo acuado, tentando se sustentar apelando para o mais primário fisiologismo da distribuição de cargos e benesses, e um País parado, com a economia em declínio, sem planejamento para sair de uma crise que devora empregos e renda.

Os mais imediatistas desanimam, os sonhadores constroem suas utopias, os pragmáticos imaginam os novos cenários. Tempos difíceis, mas tempos que exigem de cada um de nós comprometimento, espírito público, patriotismo, e muita coragem para encarar os desafios e enfrentá-los. Guimarães Rosa dizia "Todo Caminho da Gente é Resvaloso". Salman Rushdie diz sobre fatos assim primeiro que o jogador não pode querer ser maior do que o jogo, e que em determinadas disputas o que está em jogo é o futuro, o prêmio de vencer é abrir as portas para o futuro que queremos.

Dr. Geraldo Ferreira – Presidente do Sinmed RN
 

whatsapp button