Mudanças no estatuto social da FENAM são aprovadas por líderes sindicais

18/11/2011

Mudanças no estatuto social da FENAM são aprovadas por líderes sindicais

18/11/2011

O estabelecimento de cotas femininas na participação da diretoria executiva da FENAM, foi uma das principais mudanças aprovadas durante o Congresso Extraordinário da entidade, realizado nesta quinta-feira (17), em São Paulo. Com a alteração, a diretoria executiva da FENAM deverá contar com, no mínimo, uma mulher por região. Outra proposta aprovada, desta vez por unanimidade, foi a exclusão do cargo de 2º vice-presidente e a criação do cargo de Diretor de Finanças para compor a diretoria executiva.

O Congresso foi exclusivamente convocado para debater mudanças no estatuto social da entidade, em vigor desde 2008. A reunião ocorreu na sede do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp).

As sugestões de alteração foram enviadas por dirigentes do movimento sindical de diversas regiões do país e votadas por toda diretoria executiva, conselho fiscal da entidade, delegados da FENAM regional e dos sindicatos médicos de todo o país.

Uma comissão especial, composta por membros do núcleo e representantes das regionais, consolidaram todas as contribuições em um documento comparativo. Cada item foi apresentado e votado individualmente durante a reunião.

Durante o encontro, também foram definidas a composição e as atribuições do Núcleo Executivo da entidade. Preparar as reuniões ordinárias e extraordinárias da executiva, do Conselho de Representantes e do Congresso; e zelar pela preservação da harmonia entre as entidades sindicais que integram a Federação são algumas das atividades que foram definidas.

Foi aprovado ainda que, a partir da próxima eleição, prevista para maio de 2012, o dirigente que compuser o núcleo só poderá assumir o cargo por dois mandatos consecutivos, com possibilidade de recondução após esse período. Definiu-se também, que as reuniões do núcleo executivo sempre serão acompanhadas por dois representantes de diferentes sindicatos de base, de forma alternada, mediante agendamento semestral.

Todas as alterações aprovadas passarão agora pela revisão da assessoria jurídica da FENAM, para depois serem divulgadas.

whatsapp button