23/07/2015
23/07/2015
Neste domingo, dia 26/07, os movimentos contra corrupção de todo o país estarão unidos em nome da Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos para realizar algo inédito. Uma vigília em nível nacional, no mesmo dia, no mesmo horário – 18 horas – e transmitindo a mesma mensagem em todas as capitais brasileiras e também em alguns países fora do Brasil: SOS TCU escrita em chamas de fogo.
A intenção deste ato é mostrar a unanimidade de pensamento do cidadão que acompanha a política brasileira, no sentido de clamar pela Reprovação das Contas do Governo Federal, do ano de 2014. Está claro para os movimentos que integram a Aliança Nacional a manobra executada pelo governo e que as pedaladas só representam uma parcela ínfima da completa ausência de ética deste governo e que através de um comportamento populista mentiu, trapaceou, usurpou do poder para se beneficiar, enquanto milhares morrem nas filas dos hospitais, enquanto perdemos completamente a esperança de poder contar com a segurança pública a que o Estado deveria prover, enquanto nossas crianças crescem sem o mínimo de qualidade em sua educação e, finalmente, enquanto nossa carga tributária nos degola economicamente.
O relatório do TCU nos mostra como, não só a falta de ética, mas também a incompetência deste governo nos rouba a esperança de dias melhores.
Além destes fatores, diversos outros, como o aumento das dívidas públicas, tanto líquida, quanto bruta e consolidada, que nos mostra o quanto este governo mente e engana a população, não só em período eleitorais, mas em todos os momentos desde 2002.
Pedimos a reprovação não só pelos R$37,15 bilhões dos Passivos ocultos (as conhecidas Pedaladas fiscais), mas também pelas diversas distorções encontradas nas Contas do Governo, nas quais mais de R$281 Bilhões foram quantificadas, além dos 3 itens de centenhas de BILHÕES das distorções não quantificadas.
Acreditamos que a Reprovação das Contas será apenas um passo, uma pequena amostra de que a ética no Brasil está em transição, nos mostrará que nosso país ainda tem jeito SIM, mas é preciso começar com esta ação do órgão que deveria inibir o surgimento da corrupção.
É por este motivo que esta vigília pede mais do que apenas a reprovação das contas. Usaremos a mensagem unânime “SOS TCU”, como um pedido internacional de socorro a este órgão público que foi criado por Rui Barbosa em 1891 na 1ª Constituição Republicana do Brasil, no intuito de que um órgão EXTERNO e INDEPENDENTE auditasse as contas públicas, evitando assim, a corrupção.
Pedimos nesta ocasião que este órgão passe a ser de fato independente e para tanto, é necessário que seus Conselheiros e Ministros sejam funcionários de carreira, indicados por lista tríplice interna e só então, repassadas ao executivo para que opte por um destes 3 concursados.