Ministério da Saúde negocia situação dos médicos federais

27/03/2014

Ministério da Saúde negocia situação dos médicos federais

27/03/2014

Após pressão do movimento grevista, representantes do Ministério da Saúde chamaram membros da Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SinMed/RJ) para negociar o retorno da Gratificação de Desempenho da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (GDPST) aos médicos federais. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (26), no edifício sede do órgão, em Brasília.

Como sinalização do retorno do diálogo, o secretário-executivo da pasta, Fausto Pereira, se comprometeu a apresentar uma proposta formal às entidades médicas na próxima terça-feira (1º). No encontro, Fausto afirmou que ainda esta semana pleiteará a remuneração aos membros do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), única pasta no Governo Federal com a prerrogativa de autorizar pagamentos desta natureza.

“Há um consenso de que as medidas que foram tomadas levaram à essa distorção. Há um consenso dentro do Governo, e até pela própria presidenta, de que essa distorção precisa ser corrigida”, afirmou o secretário do Ministério da Saúde.

Durante a reunião, o presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, disse que a suspensão da pagamento “pareceu uma retaliação” dos gestores. “Há uma mágoa muito grande com o Governo. É preciso corrigir essa injustiça. A gratificação é um direito, e estamos vivendo uma situação de discriminação. Nós precisamos avançar com uma janela real de negociação”, ressaltou o presidente Geraldo.

A suspensão do pagamento se arrasta deste 2012, e representa perda de R$ 1,3 mil nos salários dos médicos com jornada de 20 horas de trabalho. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze, que lidera a greve no Estado defendeu o pagamento integral aos médicos federais, sem discriminação de ativos ou inativos, ainda em 2014. “O governo precisa resolver. Precisa virar essa página e reabrir a mesa de negociação. A greve, apesar de justa, não interessa nem a nós e nem ao governo”, afirmou Darze.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), Sidnei Ferreira, todos os outros profissionais de saúde estão empenhados em defender uma medicina de qualidade nos nove hospitais da rede federal, mas, em muitos locais não há condições de trabalho. “Nós estivemos no Andaraí e a radiologia está fechada. É preciso que o governo resolva porquê estão morrendo pessoas que não podiam morrer. Hoje, há mais de uma centena de pacientes aguardando por um leito de UTI, no Rio de Janeiro, e muitos vão ter sequelas”, denunciou.

Na semana passada, do dia 17 a 21 de março, a FENAM instalou um gabinete de crise no Rio de Janeiro e percorreu os hospitais federais mobilizando os médicos para ações ou manifestações nos locais de trabalho. Somente no Rio de Janeiro existem 3.718 médicos federais ativos. No país, estão trabalhando 8.750 profissionais no total. Somado o contingente total de médicos do Ministério da Saúde, entre ativos e inativos, existem 50 mil no país.
 

whatsapp button