Médicos vão às ruas de Natal em comemoração ao Dia do Trabalhador

01/05/2013

Médicos vão às ruas de Natal em comemoração ao Dia do Trabalhador

01/05/2013

Em comemoração ao Dia do Trabalhador e ao aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), profissionais da saúde saíram às ruas de Natal na manhã desta quarta-feira (1) em caminhada. O movimento dos médicos é nacional e contou com a participação de membros de sindicatos e federações de outros estados do país. Também esteve na movimentação o médico e senador Paulo Davim, presidente estadual do Partido Verde (PV).

A caminhada iniciou na Associação Médica do RN, na avenida Senador Salgado Filho, bairro do Tirol, e seguiu até o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde foi feita uma parada para chamar a atenção dos plantonistas que trabalhavam na unidade. Depois os manifestantes foram até o Parque das Dunas, para encerrar as atividades com um show de Carlos Zens.

Geraldo Ferreira, representante do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), afirmou que a movimentação serve para denunciar o caos da saúde pública, mas também para corroborar os pleitos da categoria. As reivindicações giram em torno da implementação do Planos de Cargos e Salários, o piso de R$ 10412 para profissionais que trabalham 20h por dia, a proibição da terceirização dos serviços de saúde, a contratação de médicos estrangeiros, além da melhoria das condições de trabalho e das unidades hospitalares. 

O presidente da instituição, Geraldo Ferreira, destacou ainda o desejo de transformar o Dia do Trabalhador em uma data significativa para o movimento médico. "O 1º de maio é uma data universal de valorização do trabalho, lotada de significado. É hora do médico se sentir digno, representado, motivado a fazer uma reflexão sobre o modelo de trabalho no qual se encontra".

A manifestação envolveu instituições médicas (Sinmed-RN, CFM, AMB, AMNR e CRM-RN) e todos os trabalhadores da saúde, CNTU e CTB, incluindo também a população.

Com informações da Tribuna do Norte.

Confira nossa galeria de fotos sobre o 1º de maio, clicando aqui. 

 

whatsapp button