Médicos, supervisores e coordenadores do PROVAB se encontram no Sinmed terça-feira (17)

11/09/2013

Médicos, supervisores e coordenadores do PROVAB se encontram no Sinmed terça-feira (17)

11/09/2013

Na noite de ontem (10) o Sinmed realizou reunião entre supervisores do Provab e membro da Sesap representante da coordenação do programa no RN, para debater questões trabalhistas reivindicadas pelos provabianos.

Os representantes do Sindicato foram a vice-presidente, Dra Mônica Andrade, e a advogada Júlia Jales, participaram também a supervisora do Provab pela UFRN, Dra Nancy Barros, e o representante da Sesap, Hugo Mota.

Os principais questionamentos dos médicos que fazem parte do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) são a falta de acordo da unidade em permitir o período de descanso no mesmo período da prova da residência; a falta justificada não tem sido debitada na Carga Horária total (1920h); situações antiéticas em que o médico tem sua conduta questionada pelos supervisores durante atendimento; além do excesso de trabalho e pouco tempo de estudo para residência.

Dra Nancy esclareceu que o Edital 12/2013 do Provab trata do descanso dos médicos do programa, mas o período em que o descanso deve ser concedido é de acordo com a necessidade da unidade de saúde, porém o supervisor deve concedê-lo no momento de maior conveniência para o médico.

Hugo Mota informou que já existe a orientação da coordenação do Programa para que os gestores liberem os médicos no período das provas da residência.

Devido a ausência dos provabianos nesta reunião, uma nova reunião foi marcada para a próxima semana para debater os outros pontos da pauta. A nova data da reunião será na terça-feira, 17/9, às 18h30.

É de extrema importância a participação dos médicos do programa, supervisores e coordenadores. A diretoria do Sinmed estará presente e o nosso setor jurídico também ficará a disposição para esclarecer dúvidas.
 

whatsapp button