Médicos se reúnem em assembleia para avaliar mobilização

04/07/2013

Médicos se reúnem em assembleia para avaliar mobilização

04/07/2013

Na noite desta quarta-feira (3) médicos do RN participaram de assembleia geral para avaliar a manifestação #vemprarua Pela Saúde que aconteceu durante toda a manhã do mesmo dia pelas ruas de Natal.

A mobilização foi realiza pelo aumento do financiamento da saúde, a sanção do Ato Médico, revalidação do diploma para médicos estrangeiros (Revalida) e melhores condições de trabalho nas unidades de saúde.

As avaliações foram extremamente positivas com relação a visibilidade alcançada pelo movimento e ao número de adesões dos médicos que participaram da manifestação. Calcula-se que mais de 1000 pessoas, entre médicos, residentes, estudantes e outros profissionais da saúde, tenham participado.

Foram avaliadas também algumas questões locais como as reuniões adiadas constantemente entre SINMED, SESAP e SEARH que discute a implantação do Piso Fenam para os médicos do RN, e a imposição do Ponto Eletrônico.

Com relação a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil, a vice-presidente do Sinmed RN, Mônica Andrade, afirma que “o Brasil tem número suficiente de médicos. Falta abastecer as unidades de saúde , respeitar os profissionais e criar a carreira médica.”

De acordo com Dra Mônica, no interior do país o que existe mesmo é a precarização do trabalho médico. Por este motivo, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) já apresentou uma proposta ao Governo Federal para a resolução deste problema. A Fenam propôs o concurso público federal para 6 mil vagas, para 20h, com a base salarial do Piso Fenam (R$ 10.412,00).

Os médicos do RN agora devem ficar em alerta para nova mobilização. O Sinmed RN vai aguardar o posicionamento das entidades nacionais e já tem nova assembleia marcada para o dia 09/7, às 19h30.

whatsapp button