Médicos se posicionam contra o ponto eletrônico

11/08/2011

Médicos se posicionam contra o ponto eletrônico

11/08/2011

Reunidos em assembleia na noite de ontem (10), os médicos do estado debateram sobre a implantação do ponto eletrônico, plantões eventuais e sobre a minuta que altera a lei do Plano de Cargos, que tem a incorporação prevista para setembro.

Plantões Eventuais

A Secretaria de Saúde do Estado reconheceu a falha com relação aos valores dos plantões eventuais pagos no último mês e o pagamento do mês de agosto deverá ocorrer normalmente. Quanto ao valor retido do mês de julho, ele deverá ser ressarcido em folha extra até o fim do mês.

Caso a promessa não se cumpra, os médicos estudam a possibilidade de não realizarem mais os plantões eventuais. Trabalhando apenas as horas pelas quais são contratados.

Ponto eletrônico

Durante a assembléia os médicos relataram também seus anseios quanto à utilização do ponto eletrônico.

Os profissionais alegam que o uso do ponto eletrônico como forma de controle de frequência é incoerente com a atual situação dos hospitais públicos do Estado. Pacientes no corredor, piso salarial abaixo do indicado pela Federação Nacional, falta de vagas na UTI, repouso médico em condições insalubres são alguns dos pontos levantados em unanimidade pela classe.

“Falta dignidade para o médico e para a população. E o vilão dessa história não será o profissional que está disposto a trabalhar em situações precárias pelo bem da comunidade”, afirmou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed.  

Segundo Ferreira, os médicos devem trabalhar a partir de metas e precisam ter os seus direitos validados, "além disso, o trabalho médico não possui um rotina regular de trabalho que justifique o uso do ponto eletrônico", completa. 

Durante a assembleia os médicos assumiram o posicionamento de não participar do cadastramento do ponto eletrônico e não assinar o mesmo. E devem dar início a uma campanha entre os colegas para que a categoria se fortaleça diante desta medida.

PCCV

Durante a assembléia foi apresentada, ainda uma minuta que altera o projeto de lei do PCCV, na qual é apresentado  os valores e a alteração da data da incorporação da última parcela do plano.

O documento encaminhado para a SESAP servirá de modelo para a ateração da lei, acordada entre a secretaria e os médicos, de forma que a incorporação da gratificação de alta complexidade acontece  100% em junho com os efeitos financeiros a partir de setembro, assim, o Governo do Estado começaria a pagar em setembro o valor retroativo.

Ou seja, em setembro pagaria retroativo a junho, em outubro retroativo a julho e em novembro retroativo agosto e a partir daí segue normal. 

Clique aqui para ver a Minuta de Projeto de Lei e confira como ficará o seu salário com a incorporação.

Para dar andamento a essas discussões os médicos se reúnem em nova assembleia dia 29 de agosto às 19h no Sinmed. 

whatsapp button