Médicos se mobilizam nas redes sociais em favor do REVALIDA

12/05/2013

Médicos se mobilizam nas redes sociais em favor do REVALIDA

12/05/2013

Na última semana, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, anunciou a contratação de seis mil médicos cubanos para trabalharem no interior do país. Em junho, a Presidente da República, Dilma Rousseff, deverá assinar decreto autorizando tal contratação.

Diversas entidades médicas, entre elas o Sinmed e a Federação Nacional dos Médicos (FENAM) tem se posicionado contra a medida. Geraldo Ferreira, presidente da FENAM, convocará em breve uma reunião com todos os presidentes de sindicatos e federações para definir como será a luta contra a importação de médicos. A Federação não descarta a possibilidade de uma greve geral.

Nas redes

Nas redes sociais, a movimentação contra a medida já chama atenção. Com o anúncio, médicos e estudantes tem organizado uma Campanha Nacional, intitulada: REVALIDA,SIM! O grupo formado nas redes sociais se posiciona contra a entrada de médicos estrangeiros para trabalhar no Brasil sem submeter-se a prova de validação.

O RN já conta com representação no movimento e uma reunião entre os Centros Acadêmicos e entidades médicas locais. As entidades realizam manifestação Pró-Revalida no dia 25 de Maio. Veja mais aqui

O Revalida

Desde a década de 1970, quem se formava em países latinos e caribenhos tinha o diploma automaticamente reconhecido pelo Brasil, que era signatário de um acordo de cooperação acadêmica que valeu até 1999. Contudo, a partir de então a validação passou a ser realizada por universidades públicas, com regras próprias.

Para padronizar a revalidação, o governo institui em 2010 o Revalida, que passou a ser uma alternativa mais uniforme para o processo. A primeira etapa constitui uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, e a segunda fase é composta de uma prova discursiva sobre a clínica médica.

Acompanhe a página e o grupo de articulação da campanha no Facebook:

# Revalida, sim! https://www.facebook.com/Movimentocontraodecretodapresidentedarepublica

“RN pelo Revalida, Sim!” https://www.facebook.com/groups/529208477141904/
 

 

whatsapp button