Médicos podem aprovar indicativo de greve nesta quarta-feira, (21)

19/03/2012

Médicos podem aprovar indicativo de greve nesta quarta-feira, (21)

19/03/2012

Em audiência realizada hoje (19), na secretaria de saúde do Estado, médicos apresentaram uma pauta de reivindicações ao secretário da pasta, Domício Arruda.

A pauta exposta apresentava diversos pontos entre eles: proposta de remuneração com referência no piso salarial da FENAM; criação de uma gratificação de plantão para unidades de saúde de 24 horas; valor da produtividade paga aos médicos; incorporação da gratificação de alta complexidade para os médicos do ambulatório, municipalizados e aposentados, condições de trabalho nas unidades da SESAP e posicionamento contrário dos médicos à terceirização proposta nas unidades estaduais.

Diante das reivindicações, o secretário de saúde comprometeu-se inicialmente em apresentar até quarta resposta a duas revindicações mais emergências da classe médica. Dessa forma, os médicos aguardam receber até a assembleia geral, a ser realizada nesta quarta, dia 21, às 19h, um posicionamento relacionado à incorporação dos médicos aposentados, de ambulatório e municipalizados assim como uma resposta com relação à produtividade paga aos profissionais médicos.

Segundo Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed, caso os médicos não obtenham uma resposta com relação aos itens inicias da negociação um indicativo de greve já pode ser lançado na assembleia desta semana. “Os médicos não aceitarão protelação, a secretaria de saúde, junto à administração do Estado precisam agir”, afirmou.

Incorporação e produtividade

Em 2011 a classe médica do Estado obteve a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e com ela a incorporação da Gratificação de Alta Complexidade (GDAAC). No entanto os profissionais cedidos, recém-contratados, aposentados e que trabalham em ambulatório não obtiveram esta incorporação, o que trouxe aos médicos uma disparidade no salário base.

Os médicos reivindicam a incorporação imediata garantindo uma isonomia salarial da classe.

Já com relação à produtividade o Sindicato dos Médicos sugeriu à secretaria a substituição do sistema de produtividade, que tem se tornado inconstante e muitas vezes irrisório, por uma gratificação de atividade médica.

Piso Fenam

O valor proposto pelo Sinmed, baseado no piso da Federação Nacional dos médicos, e que corresponde ao valor de R$ 19.626,00 (dezenove mil, seiscentos e vinte e seis reais) para 40 horas, também foi amplamente discutido. Entre as sugestões, foi levantada a possibilidade de implantação do piso de acordo com a progressão salarial já existente no Plano de Cargos e a criação de um calendário de evolução para se atingir esse valor.

Terceirizações

Durante a audiência, o gestor da saúde no Estado, Domício Arruda, confirmou a possibilidade de terceirização dos hospitais de portas abertas de emergência do estado. O Sindicato Médico do RN aproveitou o momento e alertou duramente sua posição contrária às terceirizações e ainda expôs problemas enfrentados em outros estados através de empresas terceirizadas na gestão de hospitais.

Assembleia Geral

O sindicato dos Médicos reforça a classe médica que participação de todos na próxima assembleia é fundamental. A assembleia acontece na quarta, dia 21 de março, às 19h na sede do Sinmed. Além discutir a resposta da Sesap deve se dar início a organização das mobilizações.  

whatsapp button