18/08/2011
18/08/2011
Cangaço, história e descontração. Palavras que resumem a brilhante apresentação do médico, professor e artista Iaperi Araujo na última quarta-feira (17), no Sinmed Cultural.
A noite teve a abertura feita pelo presidente do sindicato, Geraldo Ferreira que enfatizou bastante a preocupação da instituição com o bem estar e a qualidade de vida dos médicos. “O sindicato é a casa do médico”, afirmou ele referindo-se a abertura do Sinmed para com os associados.
O presidente da Academia Norte Rio Grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima tem esteve presente e falou em nome de toda a Academia. “Esse espaço é uma conquista para os médicos. Mas também para nossa Academia que se sente honrada em participar desta parceria”.
Durante a apresentação da palestra "No tempo dos Cangaceiros", o professor Iaperi utilizou-se de muitas imagens para fazer uma retrospectiva sobre o cangaço, relembrando figuras, fatos e causos históricos. Canudos, Antônio Conselheiro, luta dos Pereiras e Carvalhos, Virgulino, Lampião e Padre Cícero foram alguns entre os temas por qual a palestra percorreu.
Para Iaperi a iniciativa do Sinmed em realizar esse tipo de evento é louvável. “Com esse tipo de encontro o Sinmed se mostra preocupado também com a humanização da profissão e que não existe apenas para fazer zoada e gente arengueira [brinca]”.
O encerramento da noite ficou por conta do cantor o forró pé de Serra de Marcos Azevedo e da animação dos médicos.
O Sinmed Cultural faz parte da nova etapa do Programa de Benefícios para o Médico – PROBEM, que tem como objetivo oferecer aos médicos, mensalmente, noites agradáveis de palestras e discussões sobre literatura e medicina.
O próximo evento está marcado para o dia 21 de setembro. Em breve mais infomações.